Certificação representa um atestado de reconhecimento à
qualidade do trabalho e abre a possibilidade de participação em processos
licitatórios de grandes empresas ou órgãos públicos que têm na norma um
pré-requisito
A ISO 9001 vem conquistando as micro e pequenas empresas
brasileiras que querem ampliar mercados e conquistar novos negócios. Isto
porque, com a certificação ISO 9001, estas empresas podem fornecer para grandes
empresas, segmentos específicos ou órgãos públicos.
É o caso, por exemplo, da Etec, empresa de engenharia de
Uberaba (MG), que buscou a certificação para participar de processos
licitatórios públicos. “Crescemos exponencialmente nos últimos anos e vimos uma
excelente oportunidade de conquistar novos negócios através de licitações”,
explica Ana Lúcia Coeli Silva, diretora de operações da empresa.
A Allchem, de Rio Grande (RS), também foi em busca da ISO
9001 visando atuar em novos mercados. “Ainda durante a implementação da norma
já colhíamos frutos, pois conseguimos fechar contratos que estavam
condicionados à conquista da certificação”, afirma Pedro Luiz Pelissari,
diretor da área de P&D da empresa.
Especializada em produtos químicos, a Allchem fornece
insumos para empresas que atendem o sistema Petrobrás em Macaé (RJ), Santos
(SP) e Mossoró (RN). “Estávamos de olho também no polo naval do Rio Grande do
Sul. Com a norma, conseguimos acesso a este mercado.”
A empresa aponta que seu faturamento cresceu 15% após um ano
da certificação, com acesso a novos mercados e otimização dos processos
internos.
Com sede em Jaguariúna (SP), a Dataflex Tecnologia, empresa
de alta tecnologia dedicada à programação de dispositivos eletrônicos, foi em
busca da ISO 9001 por uma questão de sobrevivência, segundo Márcio Grilo, sócio
da empresa.
“Nossos maiores e mais lucrativos clientes estão na área automotiva.
E, para ser fornecedor nesta área, é preciso ter o certificado ISO 9001. O
mercado exige”, diz Márcio Grilo, sócio da empresa.
Novo patamar de qualidade e competitividade
Ao implementar e conquistar a certificação ISO 9001, as
micro e pequenas empresas conquistam um novo patamar de qualidade e
competitividade. É o que afirma Igor Furniel, diretor-executivo da Templum
Consultoria Online, que provê uma plataforma tecnológica que permite a
implementação da ISO 9001 com rapidez e baixo custo.
O executivo da Templum explica que o selo é indispensável
para quem deseja participar de concorrências e licitações, seja de grandes
empresas, nichos de mercado altamente regulamentados ou órgãos públicos.
Furniel assegura que conquistar a certificação ISO 9001
representa um atestado de reconhecimento à qualidade do trabalho, pois a norma
assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e
fornecedores.
ISO 9001 para micro e pequenas empresas?
Muitos empresários acreditam que a ISO 9001 é destinada
apenas a médias e grandes empresas. “Nada mais equivocado. As micro e pequenas
começaram a ver a importância da norma. Além de acesso a novos mercados, os
benefícios são inúmeros”, diz Furniel.
Ele lembra que existe ainda o mito de que a ISO 9001 se
trata de uma atividade extremamente burocrática e que irá gerar uma série de
controles que não se aplicam à realidade da empresa.
“Isso não faz mais parte da realidade dos sistemas de gestão
atuais, que a cada revisão ficam mais leves e com interesse real de agregar
valor ao negócio”, avalia.
A implementação tornou-se mais ágil, a começar com um
mapeamento dos processos – no qual identifica-se o que realmente é importante
para a organização e possíveis gargalos existentes.
Depois dessa etapa, já conhecendo como a empresa funciona, o
consultor e a empresa definem, de acordo com a realidade, procedimentos, que
serão colocados em prática a fim de trazer melhorias para os gargalos.
Gargalos identificados e corrigidos
No processo de implementação da ISO 9001, os gargalos são
identificados e são definidas soluções para extingui-los ou minimizá-los,
conforme explica o executivo da Templum.
Como exemplo, pode ser citados dois grandes problemas
vividos por micro e pequenos empresários: a alta rotatividade e o
relacionamento com fornecedores.
No primeiro caso, são criadas formas de identificar
necessidades de treinamentos e cada funcionário terá o seu plano de treinamento
– o que aumenta a satisfação e a motivação de toda a equipe.
No relacionamento com fornecedores, são indicados critérios
para avaliação e aprovação dos mesmos, visando evitar problemas como atrasos de
entrega.
“Além disso, a ISO 9001 serve como alavanca na busca pela
qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado,
otimização de processos e redução de custos”, finaliza Furniel.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!