sábado, 21 de dezembro de 2013

Por que colocar conteúdos atrás de formulários para gerar leads

Boa parte do seu público potencial ainda não está no momento certo da compra. Para garantir que eles te conheçam, entendam melhor o problema e confiem na sua empresa na hora de adotar uma solução, adotar um processo de geração e gestão de relacionamento com Leads é chave para aumentar as vendas. Veja nesse artigo por que o uso de formulários nas páginas de ofertas é fundamental para garantir o sucesso dessa estratégia de marketing digital




Grande parte das empresas, especialmente na Internet, comete o erro de tentar "vender" imediatamente para os visitantes do site sem um processo adequado de geração e gestão de Leads. De acordo com Chet Homes, no livro The Ultimate Sales Machine, para a a maioria dos segmentos, apenas 3% dos clientes potenciais estão no momento certo de compra e entre 6 e 7% estão abertos para ouvir qualquer argumentação sobre o produto ou serviço. Os demais 90% estão distantes de comprar uma solução, seja por já ter resolvido o problema, estar com outras prioridades, não ter orçamento ou diversas outras razões.

A grande maioria das empresas fala apenas com esses 10% interessados e praticamente ignora a maior parcela, que ainda não está avançada no processo de compras. Atrair e capturar essa grande parcela, relacionar-se com ela e direcioná-la ao longo do processo de educação e compra é uma das estratégias mais valiosas do marketing digital.

Uma das portas de entrada para esse relacionamento é a oferta de materiais gratuitos atrativos através de Landing Pages que contém formulários para o usuário preencher em troca do material, que pode ser um eBook, guia, diagnóstico, ferramenta gratuita, entre outros. Assim, o potencial cliente deixa os seus dados para que a sua empresa possa entrar em contato posteriormente. Essas informações são preciosas, pois mostram quem é o seu público, possibilita interação com ele e auxilia no processo de venda.

Neste post citarei quatro motivos que tornam essencial o uso de formulários em ofertas, além de dar dicas sobre quais campos de preenchimento a sua empresa deve pedir.

Obter o contato de potenciais clientes

Este é o principal motivo de criar formulários em ofertas: obter os dados dos visitantes em troca do material oferecido, tornando-os Leads e futuramente oportunidades de negócio. Dessa maneira, sua empresa poderá conhecer o perfil das pessoas que se interessam pelo seu conteúdo, se relacionar com elas, estabelecer confiança e autoridade e conduzi-las ao longo do processo de compra.

Uma pessoa que preenche o formulário não está só dando o email dela. Está também demonstrando interesse no tema e indicando que possivelmente tem um problema em que sua empresa pode ajudar.

Conhecer a sua base

Se você tem só um blog mas não tem conteúdos mais densos atrás de formulários, são grandes as chances de não conhecer bem seu público, que permanece anônimo por trás de estatísticas de visitas.

Alguns softwares de marketing digital possibilitam agregar informações dos Leads, sendo possível saber qual foi a fonte de tráfego da primeira visita, as interações com a sua empresa nas mídias sociais e nos emails enviados, quantas e quais ofertas ela baixou, entre outros dados.

Analisando essas informações é mais fácil saber quais Leads estão em um momento mais próximo da compra para abordá-los e ofertar o seu produto ou serviço.

Conhecendo o perfil dos Leads também é possível analisar se o seu conteúdo está impactando o público desejado. Senão, é preciso fazer os ajustes necessários para focar no público certo.

Educar seus Leads

Muitas vezes, os Leads têm uma demanda por determinado tipo de produto ou solução, mas ainda não se deram conta disso ou ainda não confiam na sua empresa o suficiente. Com os emails obtidos nos formulários, sua empresa poderá enviar conteúdos que vão educar seus potenciais clientes, fazendo-os perceber essa necessidade e considerar a sua marca uma autoridade no tema.

Isso deve facilitar bastante o processo de vendas, pois o Lead terá maior conhecimento sobre o assunto e estará mais predisposto a aceitar a solução proposta.

Espalhar seu conteúdo

Quando a empresa tem em mãos uma base de Leads cadastrados em uma oferta, ela pode usar esse ativo para disseminar os seus novos conteúdos. Como os Leads já conhecem a empresa, é mais provável que tenham interesse em abrir emails com novos conteúdos ou ofertas, e se gostarem, espalhar para os seus contatos.

Uma ideia bastante interessante é o uso de pagamento social para a base. Como esses clientes já vão ter deixado seus dados no seu formulário, em uma nova oferta eles podem “pagar” por ela postando uma mensagem em uma rede social que divulgue o material. Isso ajuda a divulgar o conteúdo com mais facilidade e rapidez.

Dicas: quais informações pedir em um formulário

O objetivo dos formulários é converter visitantes em Leads, portanto é preciso criar formulários que facilitem essa ação e que não espantem o potencial cliente. Se eles forem muito longos e cheios de campos de preenchimento podem minar a conversão.

A minha sugestão é pedir apenas os dados realmente relevantes e que irão ajudar a sua equipe na identificação de Leads que devem ser abordados para a venda, como o cargo e a empresa nos casos B2B, por exemplo. Se o CPF ou o endereço dos Leads não forem usados em ações da sua empresa, não há motivos para pedir essas informações.



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