segunda-feira, 1 de maio de 2017

Warren Buffett o homem de negócios que todos os administradores precisam conhecer




Empreendedor, investidor, filantropo e aos 84 anos o segundo homem mais rico do mundo, parto da perspectiva de que temos que “aprender com os melhores” temos muitos historias inspiradoras e de sucesso como: Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey, Jeff Bezos, no Brasil Abílio Diniz, Jorge Paulo Leman, Silvio Santos, Carlos Wizard, dentre outros, que tem muito a nos ensinar sobre gestão e os hábitos que os levaram ao sucesso.  

Irei aqui apresentar para vocês 5 pontos da filosofia administrativa de Warren Buffet retirados do livro “Faça como Warren Buffett” escrito por Mary Buffett e David Clark, um livro curto, com apenas 102 páginas, mas cheio de ensinamentos valiosos em cada uma delas.  

Vamos lá! 

1. Escolha bem seu trabalho 

Warren diz que o primeiro passo para ter sucesso na carreira profissional é saber escolher o ramo de atividade certo, aquele onde você colocará em prática todo o seu potencial e será valorizado por isso. Ele orienta a buscar empresas que tem programas de valorização profissional e incentiva seus colaboradores a crescer dentro da própria organização.  

2. Delegue autoridade 

Ele aprendeu que para administrar e fazer uma empresa crescer, nós como administradores temos que dominar a arte de delegar autoridades e focar no que realmente importa. E para que possamos fazer isso com segurança é necessário incentivar e inspirar os colaboradores a serem competentes em suas funções, ou seja, como administradores temos que desenvolver a habilidade de liderar a nós mesmos e depois as pessoas.  

3. Seja o melhor administrador 

Integridade, honestidade e paixão pelo que faz são algumas das qualidades que Warren preza em um administrador. Ou seja, aquelas pessoas que querem construir uma carreira com propósito e não somente pelo dinheiro.  

- Na administração de nossas vidas, a regra é: ame aquilo que faz.  - Na administração de nossas empresas, a regra é: contrate pessoas que amam o que fazem. 

4. Motive seus colaboradores  

Se há uma qualidade em que um administrador deva dominar é incentivar e inspirar seus colaboradores a dar o melhor de si nas atividades que desempenham, pois ele acredita que “todo mundo tem uma profunda necessidade de ser reconhecido” e a chave para liderar pessoas e fazer com que elas gerem os melhores resultados é atendendo estas necessidades, para isso, ele utiliza do poder do elogio, Para Warren, o elogio é, na verdade, um pagamento que mantém a dedicação, dê aos seus colaboradores uma boa reputação a zelar, e elogie-os sempre que puder, ele é um gênio ao elogiar ou criticar. Sua regra é simples: elogie pelo nome e critique pela categoria

Exemplo: “Johnny, você está respondendo muito bem à correspondência diária. Seu desempenho é melhor do que do rapaz que fazia esse serviço antes. Estou muito satisfeito com seu trabalho. No entanto, o modo como tem lidado com as reclamações dos clientes ainda está um pouco seco. Posso fazer algumas sugestões?”  

5. Lições Warrenianas  

  • Quando quiser que alguém faça alguma coisa, pare de pensar naquilo que você quer e comece a pensar no que a outra pessoa quer. 
  • Fazer alguém ter a ideia certa é um instrumento motivacional muito mais poderoso do que simplesmente oferecer-lhe uma ideia pronta. 
  • Quando erramos, devemos admitir o erro de forma rápida e enfática, garanta que os acertos superem seus erros e o mais importante aprenda com eles.  
  • Os caminhos de uma empresa estão cheios de armadilhas e os empréstimos é uma delas.  
  • Somos iguais às pessoas a quem nos associamos. Mire alto em suas associações e alcançará o topo. Mire baixo e jamais saberá aonde poderá chegar. 


Se você chegou até aqui, obrigada e espero que eu tenha despertado em você a vontade de ler o livro e conhecer um pouco mais sobre Warren Buffet esse administrador fora de série que pode ajudar você administrador ou futuro administrador a se tornar um profissional diferenciado, pois o profissional é que faz a profissão e não o contrário.  

E para finalizar gostaria de saber quem são as pessoas que você admira no mundo dos negócios? 

“Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo”. (Warren Buffett) 

Até a próxima Adm’s! 

Momento do ADM, Adm. Rafaela Mota - 01 de maio 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!