domingo, 14 de maio de 2017

Tipos, nichos e o que é Coaching...

Quais são os tipos, alguns nichos, o que é Coaching e como está o mercado são assuntos abordados por Geronimo Theml neste artigo.



Uma das carreiras que mais cresce no mercado em todo o mundo! Assim podemos definir o cenário no Brasil ou mesmo no exterior nos mais diversos tipos e nichos de atuação do profissional de Coaching.

Mercados e oportunidades não faltam nessa área, justamente por ser algo que realmente conquistou a atenção das pessoas por meio de metodologias inovadoras e resultados surpreendentes.

Para quem não sabe, o Coaching pode ser definido como uma metodologia que capacita e desenvolve pessoas no âmbito profissional ou pessoal. O Coaching promove mudanças significativas, positivas e duradouras em um curto espaço de tempo com resultados prolongados e que elevam o cliente, também chamado de Coachee, de um estado atual para outro patamar desejado.

Aumento de confiança, quebra de barreiras que limitam o aprendizado e o crescimento, autoconhecimento para desenvolvimento máximo do potencial de cada um… O profissional de Coaching, também conhecido como Coach, pode atuar em diferentes frentes!

Tipos de coaching, quais são?

Quando pensamos em tipos de Coaching e também em nichos de Coaching, não podemos nos esquecer das três principais divisões que caracterizam a atuação de um profissional de Coaching: Personal Coaching (Coaching Pessoal), Life Coaching (Coaching de Vida) e também o Executive e Business Coaching.

O Personal Coaching (Coaching Pessoal) é aquele profissional que irá atuar com proximidade do indivíduo para desenvolver seu máximo potencial em diferentes áreas da vida da pessoa, ou seja, do trabalho ao âmbito familiar. Assim como ocorre com um personal trainer que determina exercícios físicos e metas particulares de acordo com a necessidade da pessoal, o Personal Coaching analisa a condição da pessoa, seus medos e barreiras, observa oportunidades ao redor do Coachee e propõe estratégias para que seus sonhos sejam alcançados com objetividade, rapidez e eficácia.

Já o Life Coaching, ou também chamado de Coaching da Vida, é aquele profissional que irá compreender todos os aspectos da vida da pessoa em busca de soluções práticas para que a mesma alcance a felicidade em relacionamentos familiares, de amizades, sociais, no trabalho, na saúde entre outros. O Life Coaching busca o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, justamente para que as conquistas no trabalho ou na vida influenciem nas duas vertentes.

Dentre os tipos de Coaching, o Executive e Business Coaching é voltado ao desenvolvimento das potencialidades profissionais da pessoa, ou seja, este profissional de coaching irá trabalhar lado a lado da pessoa para que ela desenvolva suas capacidades de trabalhar melhor, crescer na carreira ou mesmo mudar de área e conquistar o sucesso profissional em setores diferenciados. O objetivo é que o sucesso venha acompanhado de realização pessoal, ou seja, que o Coachee trabalhe feliz e tenha prazer em executar aquela atividade ao longo da vida.

Nichos de coaching: onde o profissional de coaching pode atuar?

O Coach pode atuar na área de Relacionamentos, de Família, Atletas, Adolescentes, Crianças, Sucesso, Comunicação, Vendas, Liderança, Energia, Negócios, Financeiro, Aposentadoria, Crises e Transições, Carreira, Coach Espiritual, Emoções, Superação, Transformação, Novos negócios, Gestores, Férias, Orientação Profissional, Carreira, Planejamento, Empreendimento e Emagrecimento… ufa e tenha certeza que ainda não acabou.

Vale lembrar que novos nichos podem surgir a qualquer momento e revelam as inúmeras possibilidades de crescimento profissional. Os nichos citados acima são baseados nos 3.500 alunos do programa Profissão Coach que eu atendi até hoje!

Para ter nicho, preciso ser especialista no nicho escolhido?

É fundamental você ter um nicho, se você tem um nicho, você conversa diretamente com a pessoa. A sua comunicação com o Coachee vai ser muito mais assertiva e isso vai facilitar todo o processo. O Coach não precisa ser especialista em determinado nicho. Ele precisa ser especialista em fazer a pessoa alcançar o que ela quer para a vida dela.

É claro que facilita se você for um especialista, por exemplo, um jogador de futebol profissional que foi campeão mundial… possivelmente ele vai ter mais autoridade para ser um Coach esportivo do que um cara que nunca foi do meio esportivo. Percebe a facilitação de entrada no mercado e não a necessidade de ser um especialista?

Como escolher o nicho para atuar como Coach…

Agora sim… você já leu sobre Coaching, os tipos, os nichos e agora, como escolher o nicho adequado para você atuar. Já posso atentar você sobre a fase inicial. Lá, tudo é muito massa e realmente é uma fase gostosa de viver, sempre aprendendo alguma coisa nova. Só que você tem que pensar a longo prazo na sua carreira.

Imagina assim: possivelmente você vai ficar anos trabalhando com isso e aí é preciso que seja algo que você tenha prazer de evoluir, participar de vários eventos, buscar novos conteúdos, inovação e ter paciência de testar. Você precisa ter prazer pra evoluir cada vez mais naquele nicho.

O ponto é… o nicho que você deve escolher é o nicho que você tem paixão em trabalhar! Mas aí pode ser que você não saiba em qual ponto que você tem paixão. Beleza, então bora achar sua paixão.

Uma das formas de achar sua paixão é olhar para sua biblioteca dentro de casa, que tipo de livro você tem dentro da sua casa? Ou quando você vai em uma livraria, à toa, passeando, que tipo de sessão você frequenta? Vou dar o exemplo do meu caso pra você conseguir visualizar melhor. Toda vez que eu ia em uma livraria durante os 23 anos que fui envolvido no meio do direito, eu não ia pra seção de direito. Ia direto na seção de desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e outras. Percebe? Tava claro que direito não era a minha paixão.

Em que sessões você vai nas livrarias? Que tipo de revista você costuma ler? Às vezes, a sua paixão está mais clara do que você imagina, você só não tem a coragem de assumir. Define a sua paixão e vai, caminha os próximos 20 metros em direção ao que você determinou para sua vida!

Se fez sentido pra você e ficou curioso pra saber como é Viver de Coaching, o link é esse: http://bit.ly/viver-de-coaching-como-e

Momento do ADM, Geronimo Theml - 14 de maio 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!