sexta-feira, 19 de maio de 2017

Clima Organizacional

Ter a pesquisa de clima como prática de gestão ajuda, inclusive, a detectar fatores externos que têm impacto dentro da empresa.



A gestão do clima organizacional é fator relevante para detectar os pontos fortes e os pontos fracos de uma empresa.

A pesquisa de clima é um grande indicador para medir o grau de satisfação e/ou insatisfação das pessoas.

Ter a pesquisa de clima como prática de gestão ajuda, inclusive, a detectar fatores externos que têm impacto dentro da organização.

Mas, a pesquisa de clima só deverá ser feita para colher os dados que a empresa esteja, realmente, interessada em corrigir, mudar ou melhorar.

Todas as pessoas devem entender a importância da pesquisa, ficar cientes dos resultados e que haverá um plano de ação para implementar o que for necessário.

Para maior efetividade, essa pesquisa deverá ser sigilosa e respondida por todas as pessoas da empresa.

Geralmente, usa-se um questionário com perguntas de múltipla escolha e/ou dissertativa. Esse questionário tem que ser inteligível.

O que mensurar em uma organização?

Na pesquisa de clima pode-se perguntar sobre o ambiente de trabalho ( sala, equipamentos, climatização, cor, iluminação, banheiros, refeitórios etc ), lideranças, equipes, feedbaks, qualidade de vida, reconhecimento, treinamentos, comunicação, relacionamentos etc.

Como já foi falado, pesquisar sobre o que pode e precisa ser mexido.

Caso inclua salário e carga horária, lembre-se que deverá fazer algum ajuste para atender as demandas que poderão se apresentar e atender as expectativas das pessoas.

As maiores vantagens de uma gestão de clima organizacional são a melhoria dos relacionamentos com líderes, gestores, pares e equipes, no aumento da produtividade, na comunicação, na sinergia, no comprometimento e, principalmente, na realização e felicidade das pessoas.

Dicas para um excelente clima organizacional:   

Trabalhe com dedicação, amor e paixão; esteja aberto para ouvir e ajudar as pessoas; mantenha uma comunicação clara e assertiva; reconheça e recompense; confie, delegue; elogie; cultive respeito entre as pessoas; valorize as tarefas; estimule a sinergia; respeite horários e divida méritos.

Momento do ADM, Lenora Santos - 19 de maio 2017.  


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