sexta-feira, 12 de maio de 2017

Qual o segredo para alcançar o sucesso?

Não importa onde você está neste momento, o que importa é saber aonde você quer chegar. Saber que tendência não é destino, como nos ensinou o microbiologista René Jules Dubos.



Tenho aprendido uma lição  clara e muito simples: se eu quero ter uma vida mais qualificada, se eu quero aproveitar as coisas boas do mundo, se eu quero seguir por caminhos mais decentes, eu posso! E eu não tenho dúvidas de que você  também pode. Não importa onde você está neste momento, o que importa é  saber aonde você quer chegar. Saber que tendência não é destino, como nos ensinou o microbiologista René Jules Dubos.

Não nasci com  vantagens e nem com dons especiais. E penso que a maioria de quem é  referência de sucesso em suas áreas, também não nasceu. No entanto,  quando vemos uma pessoa vitoriosa com um sucesso sólido e duradouro,  acreditamos que essa pessoa nasceu com vantagens e dons especiais, não é mesmo?! Temos a tendência de vê-la como alguém que possui uma  inteligência e criatividade superior.

Mas, você já parou para  analisar o que levou essa pessoa ao topo? Foi sorte, talento, esforço,  ou foi o destino? O que te levou ao lugar em que você está ou te impediu de chegar aonde sonhou estar?Volto a te dizer o que disse René Jules  Dubos, tendência não é destino. O topo é um lugar para pessoas que não  se descuidam. É um lugar que só é alcançado por pessoas que um dia  fizeram uma grande escolha: não desistiram de alcançar seus objetivos.  Pessoas que sabem que seus resultados, tantos os negativos quanto os  positivos, são produzidos por elas mesmas. E se são elas que produzem  seus resultados, elas também podem mudá-los.

Estude as biografias das pessoas que você admira. Veja o que elas fizeram para alcançar seus objetivos. Descubra como elas reagiram diante das quedas, dos desafios, dos obstáculos. Você vai descobrir que todas elas não esperaram a sorte agir em suas vidas. Elas escolheram como agir diante das circunstâncias adversas que encontraram pelo caminho. E é essa a provocação que te faço. Não importa muito qual a situação em que você se encontra, você  sempre terá a liberdade de escolher como irá agir.

Não há como  negar que o destino tem influência na trajetória da nossa vida. Tem coisas que não dependeram de nossas escolhas. Mas todas aquelas que  escolhemos fazer diferença, que escolhemos não desistir, influenciamos  de maneira extraordinária o resultado final que obtivemos. Certamente você já passou por esta experiência. Todo sucesso que você alcançou em  determinado momento de sua vida, exigiu de você uma extraordinária  superação.

E você acredita em destino? Sabe o que é? Em termos  gerais, destino significa determinar ou fixar por antecipação. Então se  você acredita neste significado, você alimenta a crença de que suas ações são predeterminadas antes de nascer, ou em qualquer outro momento  da vida, por uma força sobrenatural, fora do seu controle. Ou em outras  palavras, se você está aonde está, foi porque o destino quis assim. Mas  até onde essa versão corresponde com a verdade?

É certo que o  papel do destino é inegável, mas também é inegável que sempre há uma  gama de opções que nos dá a oportunidade de agir sobre o destino. Foi o  que eu fiz e certamente foi o que a maioria das pessoas que mudaram  radicalmente a trajetória de suas vidas fizeram. Assim como elas, descobri que eu posso fazer minhas escolhas e que o meu destino é  definido pelo poder das escolhas.

Poder escrever este texto,  saber aonde eu cheguei e até onde eu posso ir, significa que o destino, por si só, não é um fator determinante nos resultados que obtemos na vida. A maneira como nos relacionamos com o destino é que determina  nossos resultados. A maneira como assumimos o controle de nossa vida e  como fazemos nossas escolhas é que determina como queremos que seja o resultado de nossas ações e se seremos bem-sucedidos.

Valdimar Souza, formado em administração, especialista em Liderança e Gestão Organizacional e  Ouvidor no Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG.

Momento do ADM, Valdimar Souza - 12 de maio 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!