quinta-feira, 18 de maio de 2017

Uma breve reflexão sobre o filme: O Poderoso Chefinho

De que forma estamos filtrando o entretenimento de nossas crianças?



Essa semana, acompanhei dois sobrinhos emprestados ao filme O Poderoso Chefinho - nascido para mandar.

Confesso que, desde que vi e li o cartaz, achei engraçado, logo me interessei em assistir. Eis que surge a oportunidade.

Ainda não tenho filhos, mas adoro crianças e me interesso por tudo que remete a esse universo criativo, mágico e fantástico. Costumo aprender muito e aproveito para apreender vários "inputs" que me levam a reflexões.

Para ser direto e não me alongar muito, sob a minha ótica e percepção, não acho tratar-se de filme adequado para nenhuma criança. Sempre nos preocupamos com as ditas mensagens subliminares (também presentes), no entanto assustei-me com a quantidade de mensagens, completamente, diretas, pouco positivas ou sem nenhum contexto construtivo.

Devo ser justo com o final do filme, que até expressa uma lição positiva, de reconciliação e amor entre os irmãos. Contudo, este "final feliz" já havia sido ofuscado por tantas mensagens negativas no decorrer do longa metragem.

Depois de um tempo assistindo, comecei a ficar incomodado com o conteúdo do filme e fiz questão de começar a escrever esse texto que demonstra um pouco da minha percepção. A sala estava cheia, muitos se divertiram, mas me parece que poucos ou quase ninguém percebeu as impressões que tive, surgindo daí o meu interesse em compartilhar essas reflexões.

Se fôssemos dar uma visão empreendedora, voltando o olhar para o mundo corporativo em si, talvez pudéssemos tirar algumas lições positivas, como, por exemplo, a construção de uma comunidade que partilhe dos mesmos valores e objetivos, além do trabalho em equipe e a valorização do potencial de cada indivíduo, gerando valor. Entretanto, penso que não foi o objetivo desse filme.  

Com toda certeza, terei mais atenção ao escolher filmes infantis para os meus filhos, sobrinhos e afilhados.

Impressões:

1. Mensagem de que o trabalho é algo não muito positivo, ruim.
2. Mensagem de culpa, sinta culpa pelo que fez.
3. Mensagem de violência. Ser agressivo é engraçado. 
4. Quando alguém não estiver te ouvindo ou prestando atenção em você, atinja as partes íntimas como forma de calar o outro e fazer com que ele te ouça. 
5. O dinheiro pode ser uma opção para comprar alguém, conseguir o que deseja de forma mais rápida. 
6. Mentir é legal, divertido.
7. Prisão como castigo, castigo como prisão, e não como um meio de reflexão ou reparação. 
8. O gordo é sempre engraçado e bobo. Incentivo claro à intolerância e discriminação. 
9. Submissão. Seja submisso ao outro.
10. Vingança. Devolva sempre na mesma moeda, seja vingativo. 
11. A mensagem "não confiem nos cães", não seja amigo desses animais, eles podem ser os culpados pelos seus problemas, pela sua infelicidade. 
12. A chegada de um novo irmão, na família, pode representar uma grande ameaça.

Poderia tecer diversos comentários sobre esses pontos, entretanto, para não me alongar, deixo apenas uma reflexão:

Você já parou para analisar que tudo o que seu filho vê, ouve, assiste, lê tem grande impacto na formação da sua personalidade, influencia os seus seus sentimentos e ações?

Momento do ADM, Bruno Ferraz - 18 de maio 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!