sábado, 27 de maio de 2017

Como desenvolver uma visão de futuro?

Uma visão de futuro promissor é um "santo remédio". Ela pode aproximar um profissional de estratégias eficientes, atitudes agregadoras, cooperação com foco, comunicação com sentido e desenvolvimento de competências e resultados sustentáveis.



Queremos descobrir o que pode garantir uma excelente performance na crise, ou como inspirar a liderança para alcançar a melhor gestão num cenário com desafios, como o atual.

Naturalmente, concentrar a atenção em um único aspecto ou competência seria leviano. Uma visão sistêmica é essencial para aprender numa crise. Basta pensarmos em todas as crises que a humanidade viveu: o que realmente alimentou a mente e o corpo a prosseguir e obter resultados?

A visão de futuro!

Uma visão de futuro promissor é um "santo remédio". Ela pode aproximar um profissional de estratégias eficientes, atitudes agregadoras, cooperação com foco, comunicação com sentido e desenvolvimento de competências e resultados sustentáveis.

Para exercitá-la, o profissional precisa ter a habilidade de deslocar-se do presente para o futuro, recolhendo o maior número de dados no presente e com o foco no objetivo. Normalmente, a visão está ligada ao propósito de uma empresa ou do próprio profissional.

Uma informação valiosa é saber como um profissional terá uma visão de futuro.

O primeiro passo básico é saber a visão de futuro individual, da sua missão pessoal e profissional. O que significa saber ou identificar também o seu legado e o que quer construir e ofertar para a sociedade em sua passagem por este mundo.

Esta semana, participei de uma reunião de Cultura Corporativa e Programa de Sucessão com um herdeiro de 22 anos que iniciou as atividades profissionais dentro da empresa da família.

Na reunião ele me disse que poderia estudar fora do Brasil agora e desenvolver uma atividade profissional no exterior. Sua visão de futuro como empresário, porém, é no Brasil.

Ele descreveu essa visão de futuro avançando numa linha de vida para daqui a 40 anos. E descreveu o que deseja realizar na empresa, na sociedade, na família, e como deseja inspirar as pessoas e se inspirar!

Enquanto compartilhava comigo essa visão de futuro, ele tinha um brilho especial no olhar. Algo que habitualmente aparece no olhar de pessoas e profissionais quando há congruência.

Esse olhar encanta equipes, pares, fornecedores e clientes, pois tem veracidade e confiança.

A visão de futuro, então, é um forte recurso para lidar com uma crise. Ela traz amparo com confiança, pois existe algo maior que motiva a ação no presente e mostra a continuidade. Ela auxilia na condução do processo decisório, considerando que esse processo, em momentos desafiadores, é um grande impulso para o equilíbrio ou o desequilíbrio.

O processo decisório, quando conduzido com estratégia, produz os melhores resultados com equilíbrio. Também fortalece o resultado no futuro, o que é motivador.

A visão de futuro oferta criatividade, capacidade de pensar em soluções com o olhar voltado para uma nova realidade ativa, habilidade de fornecer soluções e inovação.

O que uma empresa pode fazer para estimular a visão de futuro?

Ter em sua cultura a definição clara da visão de futuro com o propósito.

Investir em colaboradores afinados com o propósito corporativo e, naturalmente, com a visão de futuro da empresa. Esse é o casamento perfeito: a visão de futuro do colaborador em sinergia com a visão de futuro da empresa!

Com essa composição a organização se fortalece para enxergar crises como oportunidades de crescimento, eficiência e inovação!

Momento do ADM, Marcia Dolores - 27 de maio 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!