sábado, 6 de maio de 2017

Você é o profissional que toda empresa deseja?




De uma coisa não existe dúvida, o mercado está em constante mudança, ocasionada por vários fatores, entre eles: a crise econômica que afetou o país nos últimos anos; alta exigência das pessoas; tecnologia cada vez mais avançada; novos consumidores com novos perfis entrando no mundo dos negócios. Com toda esta transformação, as empresas buscam cada dia mais, profissionais polivalentes, claro que não estou dizendo para não ser um especialista em um segmento, mas que além de conhecer muito bem uma área e se especializar nela, devemos também conhecer um pouco de muitas outras, ou seja, temos que ser pessoas empregáveis.

O termo empregabilidade surgiu em meados de 1990, o conceito é simples, basta fazer para si as perguntas: porque uma empresa estaria disposta a te contratar? Quais seus diferenciais? Qual o seu nível de competitividade em relação aos outros profissionais de mesma área? Se suas respostas forem bem positivas, você provavelmente esta se tornando um profissional desejado pelas organizações. Não basta ser bom, precisa-se destacar e se preparar para as características que as empresas buscam em um funcionário, entre elas: liderança, flexibilidade, boa comunicação, facilidade de se adaptar às mudanças, engajamento com a equipe, proatividade, clareza, comprometimento com os resultados, saber resolver conflitos de forma eficiente, idoneidade, competência, ter senso empreendedor, possuir um rol de relacionamento (networking), etc. 

Pode-se ver que a lista de pré-requisitos que o mercado exige é bem ampla e tende a ser mais complexa com o passar do tempo no mundo da empregabilidade.

Portanto vale cada profissional atualizar os seus conhecimentos a cada dia; temos um bombardeio de informações e com muita facilidade de acesso no meio virtual que podemos usar a nosso favor. Quanto mais se diferenciar dos demais, mais chance de empregabilidade possui. Partindo das características exigidas pelas organizações, a sugestão é que você estude sempre, cada dia mais; se for possível faça intercâmbio em outros países, pois além de aprender o idioma também vai conhecer a cultura do lugar; nunca se julgue o dono da verdade absoluta, vaidade não combina com buscar mais conhecimentos; assista bons filmes; vá ao teatro; faça boas leituras e de forma constante; mantenha bons relacionamentos; crie metas pessoais; seja ético; não se envolva em fofocas; não seja acomodado.

Então é isso, com uma bagagem lotada de conhecimento e uma boa apresentação de seus diferenciais, você se tornará um profissional de alto valor e bastante desejado no mercado de trabalho.

Momento do ADM, Adm. Renata Reis - 06 de maio 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!