sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Espaço do Administrador - Indicadores financeiros - Selic, CDI, IPCA e IGP-M




Indicadores financeiros

SELIC

Taxa básica de juros da economia nacional. É calculada a partir da taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Selic para títulos federais. Segundo a Bmf&bovespa, quanto maior a taxa de juro definida, menor o incentivo para as empresas investirem nas suas atividades, uma vez que o investimento em títulos financeiros poderá ser muito mais rentável do que a própria atividade da empresa. O mesmo acontece com as pessoas – quanto maior a taxa de juro, maior a rentabilidade de investimentos e menor é o incentivo ao consumo. Nas duas situações, note que há desaquecimento da economia. Por outro lado, quanto menor a taxa de juro, maior o incentivo para que as empresas invistam nas próprias atividades, buscando lucratividade maior que a baixa rentabilidade obtida com investimentos financeiros, aumentando, consequentemente, o nível de emprego e a renda da população.


CDI - Certificados de Depósito Interbancário

São títulos de emissão das instituições financeiras que lastreiam as operações do mercado interbancário. A taxa CDI é a média dos empréstimos feitos entre os bancos para um dia.


IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado

Calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), seu objetivo é representar a média ponderada do Índice de Preços ao Produtor Amplo – IPA (60%), do Índice de Preço ao Consumidor – IPC (30%) e do Índice Nacional da Construção Civil – INCC (10%). Muito utilizado para basear o aumento de diversos preços em nichos de mercado, como aluguéis, por exemplo.


IPCA - Índice de Preços ao consumidor amplo

Utilizado como uma meta da inflação. O IPCA sempre estará na mesma medida que a inflação estima atingir. Seu calculado é baseado na apuração das despesas das famílias nas regiões metropolitanas nos setores de alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação. O peso relativo de cada grupo é reestimado mensalmente, considerando-se a cesta de consumo na data-base e a variação relativa dos preços dos bens e serviços do grupo.


Momento do Administrador, Alisson de Souza Batista - 01 de janeiro 2016.


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