quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Espaço do Administrador - EBITDA - Conceito e cálculo




EBITDA

Um dos índices mais utilizados na administração financeira em geral, e não somente nas pequenas e médias empresas, é o EBTIDA. Seu significado é Earnings Before Interests, Taxes, Depretiation and Amortization, o que em português significa lucro antes dos juros, imposto de renda, amortização e depreciação, ou seja, LAJIDA.


Pelo fato crucial de não apurar em sua contabilização a amortização de pagamento de empréstimos ou dívidas, juros desses ou outros empréstimos, depreciação de máquinas, equipamentos e instalações além do imposto de renda, ele é considerado um indicador muito importante, pelo fato de medir a produtividade e eficiência da empresa.


Segundo Marçal, 2006, sua aplicação deve ser feita em conjunto com outros indicadores. É um indicador útil em casos específicos, quando se não dispõe do fluxo de caixa ou quando utilizado como acessório na análise ampla dos componentes do fluxo de caixa. O uso do EBITDA aplica-se à análise de empresas em situação de insolvência e/ou de empresas formadas por ativos de longa vida útil (como algumas indústrias de capital intensivo), sendo inadequado na análise de empresas em situação normal ou formadas por ativos de curta vida útil, como as indústrias “HI-TEC” cujos ativos se tornam obsoletos em poucos anos.


Como é um indicador cujo objetivo é avaliar os ativos em longo prazo e o valor econômico agregado da empresa, ele também pode ser utilizado para se apurar o horizonte financeiro da organização.


As empresas possuem, dentre suas obrigações fiscais, a divulgação do Demonstrativo de Resultado do Exercício. Através da DRE então podemos calcular o EBITDA, como no exemplo a seguir:


LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
(+) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS
(+) DEPRECIAÇÕES
(+) AMORTIZAÇÕES
(=) EBITDA (LAJIDA)


Utilizando dessa fórmula simples e com o uso de uma DRE qualquer um pode encontrar o EBITDA.


Através desta DRE podemos calcular o EBITDA dessa maneira:



Momento do Administrador, Alisson de Souza Batista - 31 de dezembro 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!