sábado, 5 de dezembro de 2015

Espaço do Administrador - Os desafios da gestão EAD em polo de apoio presencial




RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão da educação a distância a fim de compreender os desafios pertinentes à prática do gestor nos polos das instituições de Ensino em EaD. Considerando que a EaD está em pleno crescimento em todo o mundo torna-se indispensável que na implementação e gestão de um curso EaD possamos tratar de fatores internos, externos, estruturais, organizacionais e metodológicos como desafios. É coerente que neste novo contexto em que novos gestores passam a atuar nessa modalidade de ensino, oriundos da modalidade tradicional e presencial, surge a inquietação em investigar os desafios enfrentados por quem atua na gestão na modalidade de educação a distância, objetivando a qualidade desses profissionais e a valorização das certificações outorgadas em cursos a distância. Estes são alguns dos desafios que gestores e organizações educativas, tanto públicas como privadas devem enfrentar para estar à altura das demandas da EaD que crescem em todo território brasileiro. Diante deste cenário, o presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de refletir sobre os desafios da gestão EaD, dentro dos aspectos gerenciais essenciais de polos e na implementação de um curso nesta modalidade. Usamos os caminhos metodológicos de uma pesquisa qualitativa, sob a técnica de um estudo bibliográfico, buscando analisar documentos que tratam da gestão na modalidade de Educação a Distância.


1. INTRODUÇÃO

Como parte da aprendizagem colaborativa algumas seções deste trabalho foram desenvolvidas em grupo, compartilharam ideias e pesquisas acerca do papel da gestão na concretização de projetos da Educação a Distância (EaD), mobilizados por diferentes questionamentos, mas sustentados na convicção de que essa gestão se constitui no centro de gravidade de todo projeto, independentemente das condições que o engendra, sendo também referenciados nos trabalhos individuais de cada componente¹. A introdução, objetivos gerais e específicos, a justificativa do tema geral escolhido pelo grupo, a metodologia e os pressupostos teóricos. Foram desenvolvidas individualmente, apresentação e discussão dos resultados, análise dos dados e as considerações finais.


A Gestão da educação a distância (EaD)apresenta-se na atualidade vários desafios, considerando o vasto campo de possibilidades nos processos de formação e capacitação, mediados por novas tecnologias de comunicação e informação, exige um olhar atento e cuidadoso sobre o planejamento e os diferentes modelos de gestão, tornando as escolhas, fator fundamental para o sucesso de qualquer formação, considerando os desafios a enfrentar.


Desde o planejamento até a implantação de um polo devemos considerar vários desafios, analisando que esse gestor será um elo entre o polo e a instituição, sendo responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos processos de formação pela modalidade, é importante que ele saiba das implicações decorrentes da subordinação da EaD à modalidade presencial, especialmente da sua subordinação a uma gestão central (que geralmente vê a educação a distância como subcategoria de educação).


Momento do Administrador, Osvaldo Alberto da Costa - 05 de dezembro 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!