domingo, 6 de dezembro de 2015

Espaço do Administrador - Dia a dia de uma empresa




Vamos iniciar nosso estudo relatando uma situação (através de um diálogo) que muitas empresas vivem no dia a dia.

Dia bastante agitado na empresa “Tudo de Bom - Produtos de Beleza”. Havia diversos fornecedores à espera do José Custoso, proprietário da loja. Problemas não faltam para serem resolvidos e ele começa a ficar desesperado para resolver tudo ao mesmo tempo. Pensa em voltar correndo para seu escritório na tentativa de apagar os incêndios do dia a dia.

No momento em que se dirige para seu escritório, Zefinha, funcionária responsável pelo departamento financeiro da sua empresa, desce a escada bastante ofegante, vem ao seu encontro e ali mesmo no corredor dispara:

Zefinha: - Veja, Sr. Custoso, a quantidade de contas que temos que pagar hoje!

Ele rapidamente pega a relação de contas a pagar da sua empresa e fica assustado.

Seu José Custoso fica surpreso ao verificar que o volume de contas a pagar é bastante expressivo e que o movimento da loja está muito fraco para auxiliar no pagamento das dívidas. 

Nesta lista, ele observa que diversos fornecedores não irão atendê-lo, caso não pague as faturas referentes à compra de mercadorias.

Para complicar ainda mais a situação, Zefinha lhe entrega os extratos de banco. Saldo negativo em todos eles.

Antes mesmo de resolver a situação das contas a pagar, Sr. Custoso é interrompido pelo estoquista que lhe informa que alguns produtos básicos estão em falta e que outros irão faltar caso não seja providenciada a compra.

Que situação difícil e bastante complicada a do Sr. José Custoso, não acha?

Diante desta situação, a experiente Zefinha sugere:

Zefinha: - Sr. Custoso, devemos fazer um fluxo de caixa da empresa, para termos o controle da situação.

Ele rapidamente retruca. 

Sr. Custoso: - Quando tiver tempo, a gente faz. Não esquenta a cabeça.

Como você pode perceber, a empresa do Sr. José Custoso não precisaria viver dias tão ruins se ele ocupasse um pouco do seu tempo com o planejamento. Sua desorganização financeira fatalmente irá acarretar outros problemas, não só para ele como para sua empresa.

Lembre-se que previsão e realização nem sempre saem como planejado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!