domingo, 13 de dezembro de 2015

Espaço do Administrador - Educação e Cooperação na Autogestão de Redes de Economia Solidária




JUSTIFICATIVA

A economia solidária vive o paradigma da abundância e do fluxo, valorizando a circulação e distribuição igualitária dos resultados do trabalho das pessoas. É uma economia comparada aos ciclos energéticos dos ecossistemas naturais, caracterizados pela prosperidade, pela diversidade e por sua organização em rede. Esta economia emergente busca novas relações sociais, econômicas e ambientais contrárias à alienação em relação ao processo do trabalho como um todo, às desigualdades sociais e aos desequilíbrios ecológicos, visando à melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas e, o equilíbrio do meio ambiente.

Assim, o interesse pela temática é resultado do conhecimento de que esse sistema envolve princípios de autogestão, cooperação e disciplina, sugerindo uma maneira diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Dessa forma, as comunidades que trabalham dentro deste novo conceito constroem uma nova economia, onde as pessoas conseguem suprir suas necessidades básicas e, o excedente de produtos, serviços e saberes, podem então ser compartilhados entre aqueles que necessitam dentro da rede.

A riqueza, então, não escorre do sistema indo concentrar-se em grandes empresas multinacionais provocando injustiça social e êxodo rural. Na economia solidária, a economia local se fortalece, evitando a produção de lixo e impactos causados pelos transportes. Além disso, as pessoas são incentivadas a produzir, trocar, se relacionar e compartilhar, tornando-se mais ricas em saúde e qualidade de vida.

A educação para a cooperação e para a autogestão é uma luta contra as desigualdades sociais e o desemprego. É necessária para formar as pessoas envolvidas em empreendimentos solidários a compreender sua empresa e administrá-la adequadamente.

Também se justifica o interesse pela temática por destacar a autogestão como uma busca por novas relações sociais e econômicas, que valoriza a diversidade e o ímpeto como mecanismo para desenvolvimento de um trabalho completo e responsável, características necessárias para as organizações alcançarem seus objetivos, considerando-se que um dos principais fundamentos do projeto proposto pela economia solidária é o desafio de estruturar uma economia que se alimente da inclusão social e da distribuição de renda (GADOTTI, 2009).

A economia solidária é uma economia alternativa que vivencia em seu dia a dia a oportunidade de trabalho para aqueles que buscam esse novo modelo econômico. A necessidade de uma distribuição de forma justa é um dos desafios dessa economia paralela, em meio a uma sociedade capitalista que impede o desenvolvimento daqueles que não têm acesso ao capital.

A economia solidária é um movimento de alcance global que nasceu daqueles cujo trabalho não é valorizado pelo mercado capitalista; aqueles sem acesso às tecnologias, ao crédito e ao capital. É um processo regido pelos princípios da solidariedade, da sustentabilidade, da inclusão social e da emancipação. Representa um novo modo de o ser humano produzir e reproduzir sua existência no planeta (GADOTTI, 2009).

Momento do Administrador, Petrus Fabiano Araujo de Oliveira - 13 de dezembro 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!