domingo, 27 de dezembro de 2015

Espaço do Administrador - O líder que foca em soluções tem maiores resultados!

Como vamos preparar novos líderes dentro das nossas organizações, sendo um líder que foca em problemas?




Olá, líder! Tudo bem com você? Como andam os negócios? Como está a sua equipe?

Para onde você tem direcionado o seu foco no cotidiano? Focando em soluções ou em problemas?

Como vamos preparar novos líderes dentro das nossas organizações, sendo um líder que foca em problemas?

Daniel Goleman em seu livro FOCO – A atenção e seu papel fundamental para o sucesso, mostra com precisão que: A base do sucesso em todas as áreas da vida é a capacidade de ter FOCO.

Tudo aquilo que colocamos foco tende a crescer, expandir e ter mais notoriedade e importância. Seja Positivo ou Negativo!

Se você foca em problemas, maiores eles ficarão, provavelmente. Se o seu foco é na solução, será ela que crescerá e você terá grandes resultados como líder, impactando positivamente os seus liderados.

Nas minhas experiências profissionais eu tive um chefe que quando aparecia um desafio (problema, mas prefiro usar a palavra desafio) ele dizia assim: Enquanto não aparecer o culpado, nós não daremos um passo para resolver.

Onde estava o foco dele? Na solução ou no problema? A situação se alastrava, mas a ideia fixa de achar o culpado e puni-lo era mais importante para ele. Claro que é importante entender porque e como aconteceu, até para dar um feedback de forma correta aos envolvidos (ver artigos sobre feedback no blog), evitando que volte a acontecer, mas isso é algo que pode ser feito após a resolução. O FOCO DEVE SER NA SOLUÇÃO!

Gasta-se muito tempo e energia para lamentar um problema. O mais importante não é o problema em si, mas como você o percebe, o aborda e age para resolvê-lo.

Muitas vezes é “viciante” focar em problema, virando uma mania, como você verá no diálogo abaixo:

  • Por que você não amplia sua clientela?
  • Porque não tenho tempo para visitar meus clientes.
  • E por que não arranja tempo?
  • Porque o meu carro vive quebrado.
  • E por que você não troca de carro?
  • Porque não tenho dinheiro.
  • E por que você não ganha mais?
  • Porque não consigo ampliar minha clientela.
Vejo líderes gritar e esbravejar por uma situação desafiante ocorrida dentro da empresa, as vezes ofendendo as pessoas e minando a autoconfiança delas.

Que impacto causará com esse comportamento, mesmo conseguindo resolver? Positivo ou negativo? E depois? Como os liderados se sentirão? Motivados ou ameaçados?

A diferença entre focar em solução ou em problemas está no treino mental de cada pessoa. Você pode sim ficar parado contemplando e lamentando o problema ou você pode agir para solucioná-lo.

Com foco nas soluções, você consegue trocar a preocupação pela ação e resolver “desafios” de um modo muito mais rápido, eficaz e criativo.

Naturalmente seus liderados também se comportarão de forma proativa, focando em soluções, aumentando a crença em sua capacidade de realizar, elevando a autoestima, a autoconfiança, e a automotivação.

Líder, faz um teste de alguns dias… começa a focar mais em solução!

Apareceu um DESAFIO? Chama os envolvidos para focar na solução.

Inspirar positivamente as pessoas trará grandes resultados para você como líder, para a sua empresa e para os seus liderados. Todo mundo ganha! 

Lembre-se:
“Impactar positivamente a equipe é um dos grandes desafios de um líder” 

Aguarde… em 2016: Líderes Avante!

Créditos:

Uma parte desse texto foi extraído dos materiais da Sociedade Brasileira de Coaching – SBC, instituição na qual faço algumas de minhas formações. A maior parte, como deve estar evidente neste e em outros textos do blog, foi e sempre é elaborada com base nas minhas experiências profissionais, além de citações importantes de livros, que contribuem para o aprendizado.



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