quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Espaço do Administrador - Os Reflexos da Cultura Organizacional na Gestão de Recursos Humanos




1 – TÍTULO

Os Reflexos da Cultura Organizacional na Gestão de Recursos Humanos em uma Universidade Pública de Belém/PA.


2 – JUSTIFICATIVA

Como justificativa para o estudo, entende-se que um dos caminhos para a compreensão dos fenômenos organizacionais é conhecer a trajetória de vida das organizações. Essa trajetória, quando recuperada, permite entender seu funcionamento e sua importância para a organização, porque ao estudá-la é possível observar como certos símbolos são criados e os procedimentos implícitos e explícitos para legitimá-los. O processo de explicar e justificar a ordem institucional, prescrevendo a validade cognitiva aos seus significados adjetivados dá origem ao seu universo simbólico.

Assim, ao se decifrar seu universo simbólico, a dimensão da sua cultura organizacional, sua história, a gestão e suas relações de trabalho, se estará justificando a importância da realização da pesquisa já que compreender a cultura de uma organização conduz ao entendimento de sua estrutura de poder e a maneira como se desenvolve a gestão da Universidade.

Especificamente em relação ao estudo e análise da cultura de uma organização como a Universidade Pública de Belém/PA, instituição de ensino público superior, é de grande importância devido a trajetória que vem delineando a gestão dos recursos humanos naquela instituição, onde o processo no qual se insere como instituição pública de ensino superior, pode estar demarcado por uma diversidade de tendências administrativas, que influenciam as relações de trabalho, considerando-se que os resultados da pesquisa visam demonstrar os pontos fortes e fracos da gestão e dar maior visibilidade à imagem organizacional sob a percepção de seu corpo funcional.

Momento do Administrador, Petrus Fabiano Araujo de Oliveira - 17 de dezembro 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!