quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Espaço do Administrador - Quem não se comunica se trumbica




Prezado Leitor (a), salvo melhor juízo, muitos jovens não vão se lembrar deste bordão, que nos tempos atuais seria considerado como se fosse uma “Hashtag”, mas como bem descreveu um dos grandes símbolos da comunicação na década de 80, saber se comunicar sempre foi e será um grande diferencial para quem quer influenciar as pessoas, vender algum produto ou serviço, liderar um grupo, ministrar uma aula, proferir uma palestra, ou ter uma boa relação pessoal com a sua família e amigos.

Dizem que a maior distância entre duas pessoas é um mal entendido, pois boa parte das vezes nós não paramos para ouvir atentamente o que a outra pessoa tem para nos dizer. É aquela situação onde eu escuto, mas não ouço a pessoa.

Em vez de parar para prestar atenção nos argumentos e ideias do nosso interlocutor, ficamos impacientes para impor o nosso ponto de vista, e na maior parte das vezes, também achamos que a razão está quase sempre do nosso lado. Na realidade também é uma questão de maturidade emocional, ou seja, nós temos que crescer do ponto de vista emocional, para ouvir mais as pessoas, e depois colocarmos os nossos argumentos acerca daquele projeto, ideia ou qualquer outra situação.

Não podemos esquecer que a verdadeira comunicação não é somente você falar para que a outra pessoa ouça você. Quando nós estamos calados, ouvindo atentamente o nosso interlocutor, seja ele quem for, com certeza nós teremos uma maior receptividade quando chegar a nosso vez de expor os nossos argumentos. Podemos constatar até que depois de ouvir com atenção as outras pessoas, tal conduta fortalecerá os nossos próprios argumentos sobre aquela determinada situação, questão ou problema.

Saber como se comunicar com clareza de raciocínio, utilizar argumentos pautados na razão e nos bons princípios é fundamental em nossas vidas, pois um pequeno ruído na comunicação pode causar para nós mesmos e para os outros, vários dissabores, tais como uma briga, magoa, ressentimentos e outros sentimentos negativos. A questão é que às vezes nem sempre o que nós falamos é aquilo que realmente tínhamos a intenção de expor para as pessoas. De uma certa forma, nós falamos “vermelho”, quando na verdade queríamos nos expressar com “azul”. Neste momento, é que a confusão acontece por meio de um mal entendido.

Por outro lado, a forma como você transmite a mesma ideia ou assunto para uma outra pessoa, pode ser vista de forma positiva ou negativa. O segredo é como você vai passar uma determinada situação para o seu interlocutor, e isto é feito através da “comunicação”. Lembremos que a “comunicação” é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Alguns já nascem como uma facilidade maior de “comunicação”, como pode se observar nos grandes lideres que nós conhecemos, mas ela com certeza pode ser praticada por todos e desenvolvida para que possamos sempre expressar as nossas ideias de maneira clara, com um encadeamento lógico, buscando sempre a verdade dos fatos e a sabedoria na argumentação.

Você não precisa falar alto para se comunicar, expresse as suas razões ou argumentos de maneira calma, não demonstre nunca irritação, pois você poderá magoar ou destratar as outras pessoas, e ninguém merece ser maltratado, mesmo que tenha feito algo que você não merecia. Quanto mais cadenciada e suave for a sua voz, você notará que o ambiente e as circunstâncias, bem como o seu interlocutor será favorável ao seu ponto de vista.

Uma das características fundamentais que devemos levar em conta na comunicação é a seguinte: aprenda a respeitar o ponto de vista das pessoas, e por outro lado, sempre deixe claro que as suas ideias e argumentações também necessitam ser respeitadas, pois ninguém é obrigado a concordar com ninguém.

Momento do Administrador, Reuber Luis Castro dos Santos - 16 de dezembro 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!