quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Espaço do Administrador - Ritos e Rituais de uma Cultura Organizacional




Freitas (2010) define rituais, ritos e cerimônias como atividades planejadas que manifestam o lado concreto da cultura organizacional. Ainda menciona:

Eles preenchem várias funções: comunicam a maneira como as pessoas devem se comportar na organização, sinalizam os padrões de intimidade e decoro aceitáveis, exemplificam a maneira como os procedimentos são executados, liberam tensões e ansiedades, visto que geralmente têm um lado criativo ou lúdico, dramatizam os valores básicos e exibem experiências que poderão ser lembradas com mais facilidade ou como exemplos (FREITAS, 2010, p. 17). 


Empresas cuidadosas têm sua atenção voltada para este aspecto, visto que resulta em adequação do indivíduo à cultura da organização, estabilidade do grupo, construção e partilha de regras em relação à forma de agir em certas situações, e a maneira de perceber o nível de importância das coisas (TRICE; BEYER, 1984; FREITAS, 2010).


Deal e Kennedy (1982) consideram que o papel dos ritos no processo é importante para tornar expressiva a cultura. Assinalam que os mesmos guiam o comportamento por meio de dramatizações dos valores básicos, que simbolizam as crenças centrais das organizações.


Freitas (2010) menciona os vários tipos de rituais e cerimônias que uma organização pode executar:

1) Os rituais de passagem: o indivíduo deixa da condição de estranho, para fazer parte do grupo por meio de um evento interno ou externo, que faz o indivíduo se sentir aceito pelo grupo e pela organização;


2) Os rituais de reforço e reconhecimento: comemoram os bons resultados com premiações, títulos ou aplausos;


3) Os rituais de integração: utilizam de festas e eventos sociais para aproximar o grupo;


4) Os rituais de redução de conflitos: são momentos de negociações;


5) Os rituais de renovação: são momentos do grupo discutir novos caminhos e projetos, geralmente através de reuniões;


6) Os rituais de degradação: retiram poder, sendo a demissão a mais radical deles.


Momento do Administrador, Wanderson da Silva Damião - 06 de janeiro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!