terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Espaço do Administrador - Sagas e Heróis das Organizações




Se você faz parte de uma organização já deve ter escutado muitas estórias relacionadas a ela e em específico ao departamento que você faz parte. Pense nos casos épicos e caminhos traçados em momentos de dificuldade que resultaram em sucesso e acabaram sendo lembradas pelos membros da equipe ou organização como uma forma de inspiração ou ensino comportamental. São casos e situações que se tornaram verdadeiras sagas (DAMIÃO, 2014).


Quanto a essas sagas, Freitas (2010) comenta:

As sagas são narrativas heroicas, ou épicas, que louvam o caminho percorrido pela organização com ênfase nos grandes obstáculos que ela encontrou e como eles foram vencidos. Uma das principais funções da saga é a de despertar a admiração dos membros da organização e suscitar o orgulho em fazer parte de algo tão especial, captando a necessidade de associação positiva e identificação que todo ser humano sente (FREITAS, 2010, p. 21).


Consequentemente, dentro das sagas existem os heróis que são os personagens que inspiram coragem e exemplo de comportamento, porém se eles serão lembrados em meio às sagas, dependerá da forma como a organização administra a permanência de um membro na equipe, pois se a rotatividade interna for alta, o herói será esquecido e os méritos ficarão para o nome da organização, mas caso seja diferente, o nome do herói fará parte da estória da organização e sempre será lembrado (FREITAS, 2010, p. 22-23).


Momento do Administrador, Wanderson da Silva Damião - 05 de janeiro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!