domingo, 10 de janeiro de 2016

Espaço do Administrador - Causa e efeito




Causa e efeito

Muitas vezes em nossas vidas acontecem coisas das quais acreditamos ser “vítimas” da situação, que o mundo está conspirando contra nós. Se não acontece conosco, temos sempre aquele amigo que vive se queixando que ninguém o compreende que seu chefe não lhe dá oportunidade, que sua esposa não lhe dá o devido valor.


Eu ouço isso quase que diariamente, mas aprendi uma coisa muito importante, que mudou totalmente minha visão sobre os acontecimentos, em especial os indesejados que acontecem comigo, a relação entre causa e efeito, e isso me tem feito mais compreensiva.


Acreditamos sempre ser efeito e não causa, explico: “Um aluno tem prova no dia seguinte, e na noite anterior ao invés de se dedicar aos estudos, pois tem certa dificuldade na matéria, prefere jogar vídeo game, no dia da prova não vai bem na prova”. Em seguida esse mesmo aluno reclama com seus colegas de turma que o professor tem implicância com ele, por isso não foi na prova.


Agora prestem atenção ao que aconteceu: o aluno sabia da sua dificuldade na matéria, mas preferiu jogar vídeo game a estudar, ele deu causa a sua nota baixa na prova e não o professor.


Nesse caso ele colocou o professor como causa e ele como efeito, como se ele não tivesse responsabilidade nenhuma sobre a situação.


Quantas vezes não fazemos a mesma coisa? Mesmo que inconscientemente? Parece que fomos programados a sempre achar um culpado, para que assim possamos nos sentir melhor.


Estudando a programação neolinguística descobri que posso mudar isso, me colocando sempre como causa e não mais como efeito, me colocando como100% responsável pelo que me acontece.


Hoje antes de tomar uma atitude estudo todas as possibilidades e verifico qual delas será a mais adequada para mim e para a situação, me colocando como causa deixo de ser “vitima” das circunstâncias.


Se algo não está dando certo, pare para analisar o que você está causando para que a situação permaneça daquele jeito, que tipo de comportamento seu está contribuindo para o resultado indesejado?


Não somos imutáveis, muito pelo contrário somos totalmente movidos à mudança, mudamos toda hora de opinião, de caminho, de amigos, pares...e fazemos isso tentando encontrar o que melhor se encaixe na nossa vida.


Por que então não mudar essa percepção de causa e efeito? Por que querer culpar algo ou alguém por uma coisa que você deu causa?


Perceba em seus relacionamentos se o outro não está apenas reagindo a um comportamento seu, se esse for o caso experimente mudar de atitude, de comportamento, e veja que o outro mudará também.


Tenho ouvido bastante uma frase que para mim passou a ter bastante sentido, e me faz refletir mais no meu comportamento no dia a dia, vou dividir com vocês e espero que faça sentido “Quer mudar o mundo ao seu redor? Então mude primeiro a si mesmo”.


Saia do papel de vitima, seja o escritor da sua própria historia, cause os efeitos na sua vida, posso garantir que agindo assim o seu filme será digno de Oscar, pelo uso dos efeitos especiais.


Ouse ser mais!


Momento do Administrador, Luise Brito - 10 de janeiro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!