sábado, 16 de janeiro de 2016

Espaço do Administrador - Comportamento humano: O caminho para ser um líder de sucesso




INTRODUÇÃO

O conceito de liderança gera debates e controvérsias, no sentido de saber se esse define uma característica que pode ser desenvolvida ou se liderança é uma característica pessoal, genética.


Fazendo uma breve retrospectiva sobre a história da liderança, pode-se verificar que foram necessários milhões de anos para o homem evoluir, e por volta de 500.000 anos a.C., o homem dominou o fogo e a partir daí começou a exercer o instinto da liderança sobre o meio em que vivia.


Duas grandes invenções aconteceram em3.000 a. C., sendo estas fundamentais para a liderança: a obtenção de armas e a invenção da roda (ESCORSIM, Sérgio et. al., 2010).


Ainda segundo Escorsim, Sérgio et. al. (2010), em 300 anos a.C., a liderança que ainda era exercida pelo poder das armas, levou à um novo tipo de líder, aquele que tinha capacidade de influenciar através da persuasão, ou seja, o líder induzia as pessoas a acreditar em poderes sobrenaturais para impor suas ideias.


O ser humano como um ser social vem, ao longo de sua história, desenvolvendo, formando e consolidando lideranças, que são bastante necessárias ao desenvolvimento das organizações e da própria sociedade em todo o mundo Sant´Anna (2010).
Para definir o que vem a ser liderança, antes de entendermos o que vem a ser líder, podemos recorrer à Selznick (1992, p. 22) que coloca que a “liderança é o ato de liderar, é suprir necessidades em um contexto social”.


Desse modo, é possível afirmar que o processo ou ação de liderar não é, segundo o raciocínio do autor, “tão somente ter controle ou autoridade, mas um papel assumido por pessoas seja esse papel consciente ou não” (p.23).


No livro O Monge e o Executivo, James Hunter (2004, p. 25) aponta que liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”, ela ocorre com um fenômeno social.


Um indivíduo demonstra sua capacidade de liderar não apenas por suas próprias características pessoais, mas na situação da qual se encontra. O líder é visto pelo grupo como possuidor dos meios para satisfação de suas necessidades, é um estrategista que direciona as pessoas para alcançar seus objetivos. Além disso, o líder sabe ajustar todas as situações que envolvem seu grupo.


White (2005), complementa que o estilo de liderança adotado por qualquer líder é baseado predominantemente na sua personalidade e nos valores motivacionais desta pessoa. Eles são o que são em função de suas personalidades e isto representa uma grande influência na forma como vão liderar e se comunicar com os outros.


Os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, o qual pode ser legítimo obtido com o exercício de um cargo, poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças a conhecimentos que o líder detém (FURTADO, 2012).


Momento do Administrador, Taís Fernanda Andrzejewski Kaminski - 16 de janeiro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!