sábado, 23 de janeiro de 2016

Espaço do Administrador - Extraia 101% de você mesmo no trabalho




Sabemos o que temos que fazer em nosso trabalho? Você faz tudo que deve ser feito no seu trabalho da maneira que deve ser feita? Tudo dentro do tempo estabelecido pela empresa? Entrega seus relatórios a tempo? Liga a máquina da maneira certa e no tempo certo? Passa o pano no chão na hora certa com os produtos corretos? A resposta é sim?

Legal, mas você não merece os parabéns, nem uma promoção; afinal, você faz o que é pago para fazer, como qualquer outro.

Agora, você faz tudo sem preguiça alguma, é atencioso no trabalho, corresponde de acordo com o que a empresa pede e ainda ajuda seus colegas de trabalho?

Legal, mas ainda não tem os parabéns, continue assim e quem sabe algum dia quando surgir uma vaga acima do seu atual cargo, alguém não resolva fazer uma entrevista contigo?!

Vou lhe fazer uma pergunta... Para ser promovido será preciso alguém acima de você sair da empresa? Subir de cargo para, enfim, alguém olhar para você para poder lhe dar uma chance?

Essa afirmação ocorre diariamente nas empresas, com as pessoas que querem crescer. Mas, querer crescer vem acompanhado com uma pergunta!

Você quer crescer. Sabe que precisa crescer. Mas, sabe como crescer?

- Ah, vou fazer um curso, uma faculdade, estudar isso ou aquilo!

Ótimo, tem que estudar mesmo. Mas, te digo uma coisa: Se você só estudar e se dedicar ao seu trabalho, suas chances de crescer não serão diferentes de quem faz o mesmo que você.

Hum, por aí já começamos entender aonde queremos chegar.

Se você fez algum curso de graduação, suas chances de crescer serão igual às de quem também fez. Se você se dedica em seu trabalho, suas chances de crescer serão iguais as de quem também se dedica. Se você se esforça no seu trabalho, suas chances de crescer serão iguais as de quem também se dedica. Então, o que fazer para estar à frente dos outros "concorrentes"? Entenda que concorrentes não são inimigos, mas aspirantes assim como você, as chances são iguais.

Tenha na sua mente que, assim como você quer crescer profissionalmente, para aprender, adquirir experiências, novas oportunidades futuras e tudo mais, têm outros que também querem crescer. Uns para ter um salário melhor, outros para experiências e outros apenas para estarem acima de seus colegas de trabalho. Isso torna seus "concorrentes" com a mesma dedicação que você, com a mesma responsabilidade que você, com o mesmo esforço que você. Sendo assim, suas chances serão dividas entre todos os outros.

Poxa, vou ter que trabalhar mais do que os outros? Vou ter que fazer mais horas extras do que os outros? Vou ter que "puxar o saco" do chefe mais do que os outros? A resposta é: SIM.

Quer crescer igual alguns crescem, faça isso, trabalhe mais, seja mais "puxa saco", enfim, SEJA IGUAL QUALQUER UM.

Prestou atenção nisso? Seja igual a qualquer um! 

Essa é uma das maneiras mais utilizadas pelos colaboradores para querer algo dentro das empresas, volto a afirmar, seja igual a qualquer um... ISSO, SE VOCÊ QUISER SER QUALQUER UM. 

Vou utilizar um nome fictício agora: João.

Durante as atividades da empresa, o supervisor João vem se destacando, e hoje haverá uma reunião com os supervisores e João estará lá.

Olha a ênfase que se dá sobre João.

Seu nome é reconhecido dentro da empresa por que motivo?

Ah, João é um ótimo funcionário, sempre vem fazer hora extra. Ah, João é um ótimo funcionário, faz tudo direitinho...

Enfim, o que você faz que o diferencie dos demais colaboradores? O que você faz que o coloque numa posição acima dos demais? Hora extra? 
Faz tudo direitinho? Voltamos a repetir, VOCÊ É IGUAL QUALQUER UM.

O segredo para se destacar não está nas horas extras, não está só na dedicação, não está só no fazer tudo que deve, MAS ESTÁ NO QUE VOCÊ NÃO TEM DE FAZER!!!

Como assim? Tenho que fazer o que não preciso fazer? SIM...

Quer ser "diferente", tem de ser único. Quer ser o destaque individual? Tem de ser único. E para ser único, precisa fazer algo que só você faça.

Quando você não está no seu posto de trabalho, alguém consegue fazer o que você faz? Se consegue, o que lhe torna diferente de outro? Quando alguém lhe substitui no seu horário de almoço ou por outro motivo, o trabalho segue na mesma proporção tanto em produtividade quanto em 
qualidade? Então, você é igual a qualquer um. 

Não se ofenda, é a realidade. Pense na palavra "único". Ela se aplica a você em relação ao seu trabalho? Sabemos que como pessoas, somos únicos mesmo, mas no trabalho, onde a coletividade tem que ser forte, aquele que não só faz o que deve, mas pensa em fazer o que não precisa fazer para melhorar seja o ambiente de trabalho, a produtividade da empresa, ou qualquer outra coisa, esse sim, esta um nível acima. E quem não só pensa, mas faz, este sim, repito, este sim, está bem acima dos demais. Você pode dar 100% de você no trabalho, mas com certeza mais alguém faz isso. Então, seja único, dê 101% de você mesmo no trabalho.

Não estou dizendo para ser o famoso "puxa saco", não estou dizendo para se "matar" no trabalho, estou dizendo para ter visão.

Numa determinada empresa, os produtos devem ser checados três vezes ao turno, para passar a menor quantidade de produtos ruins ao processo final. Então, cheque quatro vezes ao turno.

O corredor tem que ser varrido de 3 em 3 horas para não ficar muito sujo. Então, varra de 2 horas e meia em 2 horas e meia.

Os documentos têm que ser entregues até sexta-feira. Então, faça-os logo e entregue antes.

Enfim, faça algo que ninguém mais faça, seja você a ter a iniciativa, seja você a ser o primeiro, seja único.

Mas, não se esqueça, o que diferencia o "puxa saco" do único, é a vontade, a espontaneidade e o autodesenvolvimento. Isso é o colaborador diferenciado dos demais.

Se você dá 100% de você no trabalho, passe a dar 101%.

Se você faz 1, faça 2.

Se não tem tempo, programe-se, organize-se, estabeleça metas e objetivos próprios.

Dê uma chance de crescer a você mesmo, ser um único no trabalho não significa mudar de cargo rapidamente, significa mudança de postura, amadurecimento, autodesenvolvimento, e como consequência, os parabéns, o reconhecimento, e assim você conseguirá crescer em todos os sentidos profissionais.


Momento do Administrador, Danilo Henrique - 23 de janeiro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!