sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Espaço do Administrador - O que eu Aprendi de Grandes Oradores




Como alguém perspicaz, em minha jornada para desenvolver minhas habilidades, e se tornar um grande comunicador, eu comecei a observar pessoas que são grandes comunicadores e acabei encontrando alguns aspectos comuns entre os grandes oradores. Leia-os e me diga se você também os faz, e se você não fizer, então diga-me por que não.


1. Pense antes de falar: Por mais básico que pareça, descobri que existem pessoas que pensam ao falar (ao mesmo tempo) e há pessoas que pensam e só depois falam. Assim, desde que haja um "pensamento" antes de uma fala, você pode acabar se surpreendendo com seu desempenho como comunicador. Ao pensar, não estou falando de gastar grandes quantidades de tempo, estou falando de um pensamento rápido, no sentido de qual o propósito da comunicação, e qual é a melhor maneira de dizer isso.


2. Palavras simples e não jargões: Grandes oradores evitam usar palavras complicadas, jargões e siglas. A propósito, uma sigla é um conjunto de letras que representam um nome, organização, ou algo similar, sendo que cada letra é pronunciada separadamente, por exemplo: OMG = Oh My God. Assim, se precisar usar um termo técnico, explique-o em palavras simples.


3. Faça uma pausa: As maiorias dos palestrantes tendem a preencher suas pausas com frases como 'você sabe', 'o que eu quero dizer' ou com algum tipo de som, como 'humm'. Grandes oradores preenchem suas pausas com o silêncio. Eu tentei isso várias vezes e, por mais intrigante que isto seja em um primeiro momento, posso garantir que você não parecerá estranho. Recomendo assistir algum vídeo na internet com esta característica e ver se você pode se relacionar.


4. Ênfase nas palavras importantes: Falar com um único tom geralmente é o sinal de um mau comunicador. Um grande comunicador, por outro lado, enfatiza as palavras certas. Pense nisso como um equalizador de música, as notas/palavras importantes têm um pico e mesmo as outras palavras têm altos e baixos. Faça isso com sua voz e você irá soar muito melhor. Tente ouvir grandes oradores como Steve Jobs ou Nelson Mandela ou até mesmo alguns apresentadores de TV, você vai descobrir que cada um deles usa isto em um padrão muito natural.


5. Contatos significativos com os olhos: Descobri que não há nada melhor do que o contato com os olhos quando se trata de grandes oradores. Se os olhos são ‘a janela da alma’, bons comunicadores descobriram este segredo e tendem a sempre fazerem contato visual com seus ouvintes. Seja um vendedor tentando convencê-lo a comprar uma camisa ou um bom palestrante apresentando para um seleto grupo, eles serão melhores comunicadores uma vez que dominem a arte do contato visual.



O que você aprendeu com alguns dos grandes oradores que já viu em ação? Compartilhe suas opiniões.


Momento do Administrador, Antonio Henrique Dianin - 15 de janeiro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!