segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Espaço do Administrador - Como estimular a Motivação de sua Equipe




Vejamos a seguir quais são os Fundamentos da Motivação Humana: 


Toda pessoa é um indivíduo à parte. 
Todo comportamento tem uma causa. 
Todo comportamento tem uma meta. 


Portanto todo COMPORTAMENTO é motivado por um interesse em atingir um OBJETIVO. 


O COMPORTAMENTO HUMANO É RESULTADO DE UM PROCESSO MOTIVADOR PRESENTE A CADA MOMENTO NO INDIVÍDUO E POSSÍVEL DE SER ALTERADO. 


O comportamento das pessoas é ligado a dois tipos de motivos: 


Primários ou orgânicos: são ligados às necessidades orgânicas ou fisiológicas, tais como FOME, SEDE, FRIO, SONO. Necessidades fisiológicas e de segurança. 


Secundários: são aqueles que, depois de satisfeitos os motivos primários, aparecem e são relacionados com DESEJOS, ligados a atividades mais agradáveis, tais como curiosidade, ambição. Necessidades sociais, de estima e de auto realização.


Para se firmar no processo motivacional, é preciso que a base esteja sólida para, partindo dela, passar às próximas com firmeza, pois se não estiverem, não será possível manter as seguintes sustentáveis. 


Temos como exemplo pessoas que consomem produtos de valores maiores do que podem adquirir, em função da aceitação social ou de status, quando se dão conta, não conseguem suprir as necessidades básicas ou de sobrevivência. Causando um enorme desconforto e consequentemente a DESMOTIVAÇÃO. Você conhece alguém que passa por esse momento na vida? 


Sabemos que a motivação é interna, embora também possa ser estimulada externamente. E os agentes principais são as necessidades e os sonhos da própria pessoa. O que lhe confere um caráter mais profundo e duradouro. Ela tem sido objeto de pesquisas científicas há várias décadas, que resultaram em importantes descobertas, registradas nos livros e amplamente divulgadas. Esse rico conteúdo é um aliado poderoso para conduzir os líderes e às suas equipes, com a segurança de quem tem uma bússola. Desde que, é claro, saibam em que ponto estão e onde pretendem chegar. 


Para superar os desafios que enfrentamos, dia a dia, seja qual for a nossa profissão, é necessário mais do que incentivos. É preciso, motivação. 


INCENTIVO: é qualquer situação, ação gerencial ou objetivo que se introduz no ambiente para valorizar e determinar a ação.


O incentivo pode ser de grande utilidade em momentos decisivos, em que a tensão e a ansiedade atuam fortemente. Principalmente, quando nos recorda as qualidades que temos e as habilidades que já desenvolvemos, e, portanto, estão disponíveis. Ele atua como uma injeção na veia, que entra na circulação imediatamente. É um estímulo à motivação. Apesar de ser externo, e na medida em que o agente responsável se ausente, seus efeitos cessam em pouco tempo.


O objetivo principal deste estudo é saber como o líder consegue que seus liderados atuem com comprometimento e resultados esperados no seu trabalho.


Pois bem, como poderemos entender e aplicar esse objetivo da liderança? 
Como já estudamos no processo motivacional, a motivação faz com que as pessoas invistam em si mesmas e em seu trabalho mais do que lhes é exigido. As pessoas motivadas vão além dos seus limites e ampliam os limites de sua capacidade. 
Buscam a excelência no que fazem e realizam tarefas espontaneamente. 
Como então perceber a motivação nos liderados?


Ao líder é necessário observar as atitudes das pessoas motivadas para se interagir com sinergia, lembra-se, no início do livro? Os comportamentos abaixo são frequentes nas pessoas motivadas, pois elas:


Fazem sugestões e dão ideias de maneira espontânea; 
Reagem de modo positivo, quando recebem novas incumbências; 
Trabalham para conquistar avanços e não para se livrar da tarefa; 
São francas ao responder às perguntas. 


Agora que sabemos sobre motivação, responderemos o título do Tópico de forma mais concreta, Como Estimular a Motivação de sua Equipe? 


ESTIMULAR significa instigar, excitar, encorajar, animar, ofender, irritar. Em nosso objetivo de motivar a equipe, adotaremos os significados positivos e adequados aos resultados esperados. 


As pessoas esperam que os líderes, gerentes ou supervisores sejam, entre outras coisas, “MOTIVADORES”. Não é tão simples assim quanto pode parecer, não é só porque o material com que você vai trabalhar pode não ser adaptável à motivação, mas também porque talvez não seja realmente possível motivar os outros. Vimos anteriormente que a motivação é interna, então você pode ou não motivar alguém, além de você mesmo? 
Os consultores que fazem conferências, ou escrevem sobre motivação, geralmente acreditam que é possível motivar outras pessoas, mas se o motivo é individual e intransferível, eles poderão estimular ou incentivar os outros.


Eles se definem “motivadores”, como pessoas que influenciam outras, as ajudam a alcançar uma meta, mas o que fazem é fornecer incentivos para o sucesso, criam um ambiente positivo e produtivo, no qual as metas podem ser alcançadas. Têm como sinônimos, encorajadores, persuasivos, influenciadores, instigadores, incitadores, estimuladores. Nesse sentido, quase todo mundo pode ser um motivador. 


Você é capaz de estimular ou incentivar uma outra pessoa? Isso é muito importante, pois esta é a função do líder. 


Cabe ao líder criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem com ele, consigo mesmas e entre si, e estarem confiantes na satisfação das próprias necessidades, ao mesmo tempo em que cooperam com o grupo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!