quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Espaço do Administrador - Como conquistar o comprometimento dos colaboradores




Você participa ou dirige alguma equipe esportiva ou de trabalho? 


Como será dirigir uma torcida? Acredito que, ao assumir o papel de líder de torcida, o gestor deva ter um comportamento positivo de apoio e um entusiasmo sensato. Dessas definições, resulta que as pessoas podem ser estimuladas para o bem ou para o mal – fazendo aparecer o melhor ou o pior do que elas têm. 


Uma pessoa tem que estar disposta a ceder, caso contrário nada do que você fizer vai convencê-la a seguir sua liderança, porque a pessoa está motivada a fazer outra coisa. 
Devemos criar um ambiente produtivo, mas como fazer isso? Consiste em algumas ideias que são básicas, mas nem sempre fáceis de seguir: 


Espere o melhor para conseguir o melhor; estabeleça padrões elevados e exija que as pessoas, inclusive você, os acompanharem; 
Seja entusiástico sobre as metas e a missão do grupo, sobre os indivíduos que compõem o grupo e sobre você mesmo; 
Permita às pessoas cometerem erros com os quais possam aprender; 
Reconheça e dê prêmios ao sucesso ou à realização, mas não tenha medo de dar um retorno negativo, se necessário; 
Compreenda o que as pessoas querem para si mesmas e o que estão dispostas a dar para obter o que elas querem ou precisam; 
Encoraje a cooperação dentro do grupo e uma competitividade razoável com os outros grupos. 


O líder em busca de bons resultados sabe da importância do Reconhecimento Profissional das pessoas que fazem parte da sua equipe, ele tem a certeza de que: 


Todos gostam de receber elogios... 
Todo esforço sincero e comprometido deve ser enaltecido! 
Todo resultado alcançado merece ser reconhecido e comemorado! 
O reconhecimento deve sempre ser feito em público... 
O elogio deve estar centrado na tarefa e nos resultados alcançados e não na pessoa... 
E ATENÇÃO: toda repreensão deve ser feita particularmente... 
Antes de repreender, mostre ao seu liderado que você reconhece seus esforços e resultados. 
Após repreender, dê sempre orientações de como deve ser realizada a tarefa em questão. 
Estabeleça prazos e formas de acompanhamento do trabalho em questão. 
Reforce sua confiança no potencial de trabalho de seu colaborador. 


Você sabe como fazer com que a sua equipe se sinta motivada? 


Definir de forma clara e específica os objetivos e identificar em que ponto a empresa está em relação a eles. Esse procedimento é essencial para avaliar as melhores alternativas e os progressos alcançados; do contrário, os esforços realizados poderão ser confundidos com despesas em vez de com investimentos. 


Veja como um líder sinérgico e transformador atua junto à sua equipe de liderados: 


Mantém um clima organizacional e físico saudável. Cultiva valores morais e éticos elevados - o senso de cooperação, o coleguismo, o espírito de equipe, entre outros, são um estímulo ímpar para a produtividade. Sabe que o ponto de partida para isso é a liderança congruente com os propósitos pretendidos, por meio do exemplo pessoal, genuíno. 


Prima pela qualidade dos produtos e serviços prestados aos clientes. Mantendo os procedimentos administrativos adequados e utilizando estratégias comerciais atualizadas, competitivas, flexíveis, criativas e éticas.


Providencia para que todos os talentos da empresa participem de programas de treinamentos, internos ou externos. Busca compatibilidade com as necessidades das funções que os liderados exercem e suas pretensões de crescimento na empresa. E verifica que eles estejam produzindo e colhendo os melhores resultados, de fato, em decorrência disso. 


Conscientiza seus talentos para a importância de eles investirem em suas carreiras. Seja por meio do estudo formal, como pela assinatura de áudios e revistas relacionados à motivação, desenvolvimento pessoal e profissional e vendas. Participar de palestras e seminários de boa qualidade são hábitos que também devem ser cultivados individualmente, independentemente do que a empresa proporcionar. 


Reconhece publicamente performances individuais merecedoras. No geral, é sabido que o elogio sincero e justo, quando realizado publicamente produz resultados melhores do que se feito em particular. O consultor de vendas Roberto Vieira Ribeiro, que ministra cursos e palestras sobre o tema motivação, confirma: “o que motiva as pessoas são suas necessidades, só o dinheiro, puro e simplesmente, não é eficaz como política motivacional, mas daí a afirmar que ele não motiva há uma grande diferença”.




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