domingo, 3 de janeiro de 2016

Espaço do Administrador - Os Tabus Organizacionais




Os tabus existem dentro da cultura organizacional, porém são pouco comentados, pois abordam assuntos comprometedores, temas que causam constrangimentos, erros que envergonham, segredos que devem ser mantidos guardados, comportamentos pouco habituais ou perversos, decisões catastróficas, preconceitos e discriminação em relação aos assuntos ou segmentos específicos, quebra de normas ou de contratos ditados pela conveniência momentânea, atos que ignoram aspectos morais ou éticos (FREITAS, 2010).


Isso justifica o fato de ser um assunto pouco comentado, uma vez que são assuntos que expõem erros que podem afetar a imagem organizacional de forma negativa, porém esses mesmos tabus apresentam benefícios didáticos (DAMIÃO, 2014). 
Freitas (2010) reforça os benefícios didáticos dos tabus dizendo:

O exercício e o ensino da administração ganhariam muito se as organizações considerassem que os erros têm forte teor didático; a aprendizagem pode resultar da verificação dos acertos, mas também da análise dos erros cometidos e das consequências que eles geram. Todavia, é compreensível que a atitude mais comum sejam jogados para debaixo do tapete e continuem partilhadas apenas pela minoria que o silenciou (FREITAS, 2010, p 27).


Certamente o medo e a insegurança de lidar com erros e resultados que pode advir como consequência, são fatores que contribuem para o desenvolvimento de tabus organizacionais. A espiritualidade no ambiente de trabalho (DAMIÃO, 2015) seria um caminho para amenizar essas reações organizacionais.


Momento do Administrador, Wanderson da Silva Damião - 03 de janeiro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!