O voluntariado é uma importante ferramenta para desenvolver
competências
A maioria das pessoas que atua como voluntário em algum tipo
de trabalho – ONGs, igrejas, entidades de assistência social – acredita que
está fazendo um bem enorme para os outros. Realmente. No entanto, muitas vezes
o voluntário não tem ciência do tamanho bem que está fazendo para si e seu
desenvolvimento.
O voluntariado é uma importante ferramenta para desenvolver
competências. Entre elas:
1 - Comprometimento: para ser voluntário, é preciso manter
um compromisso em termos de periodicidade, horário e disponibilidade de tempo.
2 - Jogo de cintura: em situações de pressão ou de muitas
variáveis e incertezas, temos de demonstrar flexibilidade e adotar uma postura
de quem vê oportunidades ao invés de problemas.
3 – Dedicação: quando se dedica a uma causa, demonstra-se
que acredita. O simples fato de acreditar gera uma motivação que tem como
consequência a influência para que outras pessoas acreditem e se dediquem
também. Esta é uma atitude bem vista, principalmente em tempos em que as
pessoas pensam mais em si mesmas do que em uma causa.
4 - Trabalho em equipe: O trabalho em equipe também pode ser
desenvolvido quando falamos em atividades que devem ser compartilhadas ou
realizadas de forma mais rápida. O fato de você depender de outra pessoa para
que seu trabalho fique melhor ou mais veloz, faz com que você demonstre
influência, reconhecimento do outro e humildade.
5 - Respeito/conhecimento de outras culturas: respeito é uma
premissa para se conseguir trabalhar com outras pessoas. Portanto, se for
seguida a máxima de que respeito vem em primeiro lugar, ao se trabalhar com
outras culturas ou com pessoas que têm diferentes pontos de vista, a base
estará estabelecida no respeito.
6- Organização: Quando estamos em situações que envolvem
muitas pessoas e atividades, caso de grandes eventos ou trabalhos em ONGs,
temos de ser organizados, ter clareza do que é importante e do que é urgente, o
que pode ser feito apenas por mim e o que é delegável.
7 - Bom relacionamento interpessoal: A prática da empatia,
saber diferenciar o que é seu e o que é do outro são pontos importantes e que
denotam aspectos que as pessoas têm de ter para demonstrar essa competência. Em
geral, as pessoas com bom relacionamento interpessoal têm a capacidade de
conseguir os resultados sendo muito agradáveis.
8 - Bom humor: Característica que se sobressalta,
principalmente quando se trabalha em grandes grupos ou em situações de muita
pressão. Pessoas bem humoradas riem de si mesmas, fazem piadas inteligentes e
sabem brincar de forma respeitosa e carinhosa, criando vínculo e aumentando a
produtividade do grupo.
9 - Capacidade de resolver problemas: É aspecto valorizado
no mercado e pode diferenciar o profissional, pois os líderes querem em suas
equipes profissionais que resolvam as situações. Para isso, é importante ter
leitura do cenário, entender o impacto de cada parte do problema no todo,
estruturar de forma lógica as possíveis soluções e conversar com outras pessoas
para encontrar/eleger a melhor solução para o problema apresentado.
10 - Tranquilidade para lidar com situações sensíveis: Pode
ser grande diferencial para a pessoa no mercado. Isso porque encontramos ainda
muitos profissionais imaturos que não conseguem fazer uma pausa para lidar com
situações difíceis com tranquilidade. Para isso, é importante ter controle emocional,
capacidade de análise, empatia e bom senso.
Nunca perca uma oportunidade de tornar-se um voluntário!
Siga confiante e boa sorte!
Fonte: Administradores
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