sábado, 15 de março de 2014

Super-heroínas: como conciliar carreira e maternidade

Para que cada setor da vida funcione harmoniosamente é necessário ter a noção do que é possível e do que não é. É preciso escolher quais são as prioridades do momento




Como conciliar carreira e maternidade e fazê-lo de forma equilibrada e com sucesso nas duas vertentes? Esta é uma pergunta que muitos me fazem. Trata-se de uma tarefa plenamente possível e que envolve muita dedicação e organização.

O aumento do número de mulheres no mercado de trabalho tem origem em contexto histórico recente. Depois da Segunda Guerra Mundial, muitas delas tiveram de trabalhar para sustentar seus filhos, já que seus maridos estavam no fronte de batalha ou até mesmo morreram durante os combates. Esse fenômeno inicial fez com que o trabalho e o profissionalismo das representantes do sexo feminino pudessem ser observados em espaço que, anteriormente, era apenas masculino. Na história, as mulheres sempre foram estimuladas a desenvolver essas competências até para cuidar de vários filhos, da casa e do marido.

Apesar da emancipação feminina no que diz respeito ao mercado de trabalho, muitas mulheres fazem malabarismo para conseguir conciliar a vida profissional com os afazeres domésticos. Como profissional e também mãe e esposa, acredito que é preciso ter clareza nas prioridades do dia a dia e colocar limites em certos pontos. Costumo dizer que tempo é questão de prioridade. Além disso, é preciso estrutura que permita com que, tanto a mulher, quanto o homem, possam dar conta de tudo. A vida saudável é feita de vários pilares compostos pela família, pelo trabalho, pela saúde, pelo lazer e pelos amigos, que têm de estar em equilíbrio. Toda vez que abrimos mão de um desses itens sem ter a consciência do que está sendo feito, há uma conta a ser paga depois.

Mesmo com o avanço do número de mulheres no mercado de trabalho, as diferenças entre o sexo masculino e o feminino ainda permanecem. Pesquisas mostram que homens ainda ganham mais, exercendo as mesmas funções. Em relação aos estudos, as mulheres têm maior representatividade no Ensino Superior. No entanto, quando o assunto é o grupo de funcionários no mercado de trabalho com menos tempo de ensino, a presença masculina é mais forte.

Para que cada setor da vida funcione harmoniosamente é necessário ter a noção do que é possível e do que não é. É preciso escolher quais são as prioridades do momento. Haverá momentos em que será preciso fazer escolhas. Ter clareza da ordem dos pilares ajuda na tomada de decisão.

Outro ponto a ser destacado para o sucesso profissional e pessoal é a organização. É melhor se planejar para fazer coisas realmente importantes no dia, do que tentar resolver tudo de uma vez e ficar frustrado caso não consiga. Nos dias em que tiver muitos assuntos urgentes e importantes, será preciso fazer jornada maior. Mas isso não pode ser constante, ou a profissional corre o risco de se cansar e não conseguir resolver nada direito. É melhor ter paciência e planejamento, assim fica mais fácil conciliar o mundo do trabalho com as tarefas familiares. Siga confiante e boa sorte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!