De acordo com o Modelo de Excelência da Gestão, os processos
são constituídos pelo conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas
que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas)
O objetivo principal de uma empresa, independentemente do
seu porte ou setor, é oferecer produtos ou serviços que atendam as necessidades
e expectativas dos seus clientes e de suas partes interessadas. Para que um
negócio possa lucrar e tornar-se sólido e sustentável, é preciso que esteja
estruturado por processos – principais e de apoio. Estes devem estar
documentados e padronizados por meio de políticas, procedimentos, rotinas e normas.
Além disso, devem ser compartilhados e aprendidos por todos os colaboradores.
De
acordo com o Modelo de Excelência da Gestão, os processos são constituídos pelo
conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam
insumos (entradas) em produtos (saídas). Podem ser definidos também como
conjuntos de atividades que, executadas em uma sequência determinada, conduzem
uma empresa a um determinado resultado. A forma com que os processos são
executados fazem toda a diferença: as empresas que inovam nessa área costumam
sair na frente em relação à concorrência.
Existem
quatro divisões essenciais: os processos principais da empresa, os processos de
apoio, o relacionamento com os fornecedores e a gestão das finanças. O correto
funcionamento de todos esses processos garante o desempenho da sua empresa,
além de promover melhorias e inovações.
Em
um primeiro momento, é importante executar os processos principais de forma
padronizada e documentada. Também é fundamental controlar esses processos para
garantir a satisfação das necessidades dos clientes. Esse domínio dos processos
pode ser realizado de diversas formas, como a inclusão de indicadores em que os
resultados são comparados com as metas previamente estabelecidas. Quando um
processo não acontece da forma correta, devem ser tomadas ações para corrigir o
problema.
No
que se refere aos fornecedores, é preciso selecioná-los e avaliá-los de acordo
com critérios definidos. Essa tarefa é importante para garantir a qualidade dos
serviços prestados e dos produtos fornecidos aos clientes. Os mesmos critérios ajudam na avaliação de
desempenho, conforme as entregas acontecem. É possível definir como critérios
de escolha: preço justo, cumprimento de prazos de entrega e qualidade do
material, entre outros.
Os
processos relacionados ao controle das finanças também são essenciais. A
realização de um orçamento tem como objetivo fazer uma previsão dos gastos,
ganhos e investimentos necessários para que os recursos sejam disponibilizados
corretamente, resultando na realização dos processos principais dos negócios. A
gestão correta assegura a continuidade e sustentabilidade da empresa,
assegurando os recursos financeiros necessários ao funcionamento correto do
negócio.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!