O treinamento de vendas nunca termina. Mudam os produtos, as
necessidades dos clientes e as ações dos concorrentes. A própria empresa muda e
o pessoal de vendas necessita de treinamento constante para manter-se
atualizado sobre essas mudanças
O treinamento de vendas nunca termina. Mudam os produtos, as
necessidades dos clientes e as ações dos concorrentes. A própria empresa muda e
o pessoal de vendas necessita de treinamento constante para manter-se
atualizado sobre essas mudanças.
Nenhuma empresa é tão pequena que não precisa treinar seus
vendedores. Muitas empresas prosperam, de fato, por colocar em campo uma equipe
de vendas melhor. O treinamento de vendas nunca termina. Mudam os produtos, as
necessidades dos clientes e as ações dos concorrentes.
Veja os problemas que podem ser causados por vendedores sem
treinamento:
• Desconhecem as características e benefícios dos produtos
oferecidos aos clientes, provocando descontentamento com as “mancadas”
cometidas.
• Os clientes, por não serem bem atendidos, ficam
insatisfeitos, trocam de fornecedor e transformam-se em fontes de propaganda
negativa, prejudicando a imagem da empresa no mercado.
• Por não conseguir vender, o profissional sente-se um fracassado.
O desconhecimento da sua empresa, produtos e serviços, das necessidades dos
clientes e das técnicas de venda fazem com que perca vendas desnecessariamente.
Seus ganhos tornam-se menores e causam desmotivação. Menor habilidade, menos
resultados.
• Como, por falta de orientação, os contatos com clientes
são mal preparados, os vendedores tronam-se improdutivos. Não fazem uma
abordagem inicial correta, desconhecem os argumentos de venda, não respondem às
objeções e, é óbvio, não fecham negócios. Sua insegurança é notada pelos
clientes, que perdem a confiança de comprar.
• Aqueles que se frustram ou desanimam com suas baixas
vendas retiram-se e precisam ser substituídos, trazendo custos adicionais de
reposição de pessoal.
• A supervisão de vendedores menos qualificados também traz
maiores despesas. É preciso gastar mais tempo controlando o trabalho de campo,
direcionando suas ações e corrigindo falhas provocadas por vendedores
despreparados.
• O custo mais alto, imperdoável mesmo, é o de perder clientes
por falhas de atendimento. As outras empresas, por ter pessoal melhor treinado,
conquistam todos os negócios que poderiam ter sido seus. Todo investimento que
você fez em Marketing, do desenvolvimento do produto ou serviço ao pós-venda,
foi desperdiçado – graças a uma mísera economia na contratação e treinamento de
vendedores.
Calcule quantas representam as falhas provocadas por
vendedores despreparados.
Tenho certeza de que o valor investido em treinamento seria
menor e traria grande retorno. Bons vendedores não nascem prontos. Eles
precisam ser “construídos”, gradativamente, por meio de treinamento contínuo. A
pedra bruta também precisa ser lentamente lapidada até transformar-se no
diamante perfeito.
A empresa que promove treinamento e desenvolvimento de seus
funcionários também pode ser chamada de criativa, pois seus funcionários estão
sempre inovando, motivados em oferecer “algo a mais” a seus clientes.
As empresas, de modo geral, sejam elas de grande, médio ou
pequeno porte (até mesmo microempresas), também precisam demostrar que dispõem
de capital humano, de funcionários habilitados que criam alternativas para
imprevistos e absorvem sobrecarga de trabalho, sem descuidar da qualidade do
produto nem perder o bom humor no trato com os clientes. É importante salientar
que as mudanças nas empresas se processam com pessoas que devem ser tratadas
com prioridade.
Cabe ao líder a missão da crença e incentivo ao sucesso para
a continuidade dos negócios.
Cada empresa tem a sua personalidade, técnicas e metodologia
de treinamento e desenvolvimento de seres humanos e filosofias de qualidade
total. Vencer competindo, vencer satisfazendo plenamente os nossos clientes,
desenvolvendo negócios éticos com metodologias que capitalizem o respeito ao
ser humano, são alternativas consistentes para a consolidação dos negócios.
Fonte: Administradores
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