Posturas como a de Angus T. Jones, o Jake de Two and a Half
Men, são bastante comuns no dia a dia do mercado de trabalho
Desde que deixou a série Two and a Half Men (“Dois homens e
meio", na versão brasileira), o ator Angus T. Jones tem virado manchete
com declarações polêmicas sobre seu antigo trabalho. Depois de falar que a
série era imoral, ele agora disse que se sentia como um “hipócrita pago”, por
discordar das piadas feitas na série e, mesmo assim, ter continuado trabalhando
lá. Mas, afinal, por que tanta gente costuma falar mal de seu antigos
trabalhos?
Não precisa ser especialista em carreiras para saber que
falar mal do antigo emprego, de ex-colegas ou do ex-chefe pode pegar muito mal
para qualquer profissional na hora de conseguir uma nova colocação no mercado.
Mesmo assim, não é difícil presenciar casos desse tipo.
Qual recrutador nunca ouviu, por exemplo, um candidato dizer
que deixou o último emprego porque o chefe era um babaca? Há também: “Enchi o
saco do meu emprego, já deu o que tinha que dar”; “Meus colegas tinham inveja
de mim e viviam tentando me derrubar”.
Em alguns casos, as reclamações até são verdadeiras. Mas,
definitivamente, você não precisa sair se reclamando por aí. Principalmente em
uma seleção de emprego. Quem lhe disse que falar mal do antigo chefe pode somar
pontos com o novo contou uma grande mentira.
Elencamos aqui alguns motivos comuns para profissionais
“detonarem” seus antigos empregos, chefes e colegas.
Falta de identificação com o trabalho
É o caso de quem foi parar em um emprego qualquer – por
necessidade ou por não saber o que queria fazer. E aí, sem identificação
nenhuma com o trabalho, qualquer atividade se torna um martírio. Um prato cheio
para se encher de ressentimentos e descarregar tudo quando sair da empresa.
Falta de identificação com a empresa
Às vezes a pessoa até gosta de sua profissão, mas sente que
a empresa em que atua não é o seu lugar, não compartilha a mesma visão e
valores e sente que está defendendo uma bandeira que não lhe representa.
Dificuldades de relacionamento
Tem gente que pode amar a empresa, amar o trabalho, mas não
consegue se relacionar bem com ninguém. É o tipo de profissional que não demora
muito em nenhum emprego que lhe exija lidar com outras pessoas (quase todos,
diga-se de passagem). Esse vai carregar sempre um saco de amarguras para
despejar por onde passar.
Despreparo para a vida profissional
Esse é o ponto chave. Um profissional pode já ter enfrentado
problemas em seus trabalhos anteriores. O mundo não é perfeito e conflitos são
normais. Mas levar isso sempre adiante só vai gerar mais problemas. Ouça nosso
conselho: teve um problema no trabalho? Resolva. Não deu para continuar? Bola
para a frente. Coloque os aprendizados na mochila (por pior que seja a
experiência, ela sempre ensinará alguma coisa!), descarte os desentendimentos e
siga sua viagem.
Fonte: Administradores
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