É preciso uma atitude direta da direção que faça bem tanto
para o funcionário quanto para a empresa
Saber definir objetivos é muito importante, porém, em uma
empresa ou equipe sempre haverá um grupo que não conseguirá bater ou cumprir as
metas. Muitos se mantêm na lembrança de metas atingidas no passado e esquecem
do que acontece agora, no presente. Conquistar metas é algo que deve sempre ser
renovado: conquistou uma? Parta para outra. Acomodar-se não é uma opção.
Porém, esse é um problema comum e muitas empresas acabam
deixando-se levar por ele, sem tomar as decisões e atitudes necessárias. Normalmente,
a empresa simplesmente aprende a ignorar o grupo ou transfere o problema para o
RH. Qual a solução nesse caso? Substituição de funcionário?
Mas e se você estiver mandando embora um diamante bruto?
Substituir funcionários nunca resolve o problema, é como tapar o sol com uma
peneira. É preciso uma atitude direta da direção, que fará bem tanto para o
funcionário quanto para a empresa – e demiti-lo não é bom para nenhum dos dois.
Vamos supor que o responsável pelo RH vai ter que cuidar do
processo de demissão, planejar o perfil da vaga, abrir, passar pelas escolhas,
burocracia e pronto: contratou um novo funcionário. O problema então passa a
ser do coordenador de treinamento, que se torna responsável por colocar o
novato no ritmo e nível da equipe – sem falar que ele terá que conquistar seu
espaço e a confiança dos outros.
Em vez de lidar com esses problemas de demissão e
contratação de um pequeno grupo, eu proponho outro caminho: treiná-los. Separe
o grupo daqueles que não cumprem as metas. Faça reuniões com esse grupo e
pergunte-os sobre qual o problema que eles enfrentam. Liste-os e discuta sobre
soluções viáveis para a empresa e para o grupo. Após a discussão, promova os
treinamentos e sane os problemas encontrados por eles.
Depois de algumas semanas, será visível a transformação de
algumas pessoas. Porém, é provável que alguns que não obtenham os resultados
desejados. Esses sim podem ser substituídos.
Esse caminho diferente permite que sejam diminuídos os
problemas gerados por demissão e contratação, promove uma maior confiança entre
os funcionários e a empresa. Essa nova atitude também mostra que a empresa é
comprometida com os resultados dos funcionários, que não os trata como meras
máquinas, além da sensação da empresa ter feito tudo o que estava em seu poder
por seus funcionários.
Porém, um fator muito importante é não dar atenção somente
ao grupo que está melhorando. Se o grupo que batia meta antes for ignorado, o
rendimento deles irá cair, causando um ciclo de improdutividade. Como já dizia
Einstein, insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados
diferentes. Procure novos meios para resolver problemas antigos e incômodos.
Aceitar e se acomodar com ações improdutivas e que não
trazem resultados positivos não o ajudará, apenas beneficiará o concorrente. E
convenhamos: não é isso o que você quer, não é?
Fonte: Administradores
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