Organizações Funcionais
As organizações funcionais foram criadas com uma visão
voltada para a sua realidade interna, ou seja para si própria. Esse tipo de
pensamento dominou e ainda domina a maioria das empresas que conhecemos. Nesse
estágio as funções são todas divididas por etapas, onde são fragmentados
processos de trabalho. Trata-se de um trabalho individual e voltado a tarefas.
Esse tipo de estruturação tem sido padrão nas empresas. O
agrupamento funcional dos grupos de trabalho, porém tem sido questionado a
partir de iniciativas competitivas como: qualidade total, redução do tempo de
ciclo e aplicação da tecnologia da informação, que tem conduzido a organização
funcional a mudanças fundamentais.
Organizações por Processos
Processo entre outros significados é o modo por que se
realiza ou executa uma coisa; método, técnica.
(AURELIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA, 1977).
Quando aplicado esse conceito nas organizações, temos um
novo entendimento que diz que o negócio precisa focar aquilo que pode ser feito
para agradar aos clientes externos. Nas organizações por processos o cliente é
o centro de tudo e o objetivo é oferecer a ele um produto de maior benefício,
de maneira mais rápida e a um custo mais baixo.
Nesse tipo de organização os funcionários entendem o
processo como um todo, nesse nível se valoriza o trabalho em equipe, a
cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho
melhor. Os funcionários se tornam polivalentes, não limitados apenas a suas
atividades.
Comparativo
O fato das empresas serem estruturadas funcionalmente e a
maioria dos processos serem interfuncionais (horizontais), requerendo um
gerenciamento interfuncional deste processo, gera uma série de disfunções, o que
conduz as organizações a buscarem uma nova forma de estruturação baseada nos
processos e não nas funções, para adquirem maior e melhor coordenação entre os
processos, agilidade e capacidade de atender as necessidades dos clientes.
As principais distorções da forma funcional de estruturar as
organizações para RUMMLER (1992) são:
- Os gerentes vêem suas organizações verticalmente e funcionalmente, tendendo a gerenciá-las desta forma;
- Os gerentes de fábricas subordinados a um diretor de produção tendem a perceber as outras funções como inimigas e não como aliadas em uma batalha contra a concorrência;
- Ocorrência do fenômeno "silo", no qual cada função trabalha dentro de seu departamento sem interagir com as outras funções. Quando ocorre algum problema que seria resolvido através desta interação, o problema é repassado ao chefe do departamento que por sua vez conversa com o chefe de outro departamento, que foi assinalado como causa de desajustes;
- Como cada função luta para atender seus objetivos, ela se otimiza, entretanto, esta otimização funcional quase sempre contribui a sub-otimização da organização como um todo. Por exemplo, o desenvolvimento de produto pode criar produtos sofisticados e caso eles não possam ser vendidos, tende-se ouvir a seguinte declaração: "isto é problema de marketing/vendas."
A estrutura hierárquica funcional é tipicamente uma visão
fragmentária e estanque das responsabilidades e das relações de subordinação, a
estrutura por processo é uma visão dinâmica da forma pela qual a organização
produz valor. Uma estrutura organizacional baseada no processo é uma estrutura
construída em torno do modo de fazer o trabalho, e não em torno de habilitações
específicas.
A visão de processo das atividades funcionais representa uma
modificação revolucionária, equivalendo a virar uma organização de cabeça para
baixo ou, pelo menos, de lado. Uma orientação por processos nos negócios
envolve elementos de estrutura, enfoque, medição, propriedade e clientela.
Elementos estes que não orientam uma estrutura baseada na função.
A estrutura por processos apresenta as seguintes vantagens
sobre a estrutura funcional:
- Os processos dotados de uma estrutura clara podem ter várias de suas dimensões medidas;
- As medidas dos desempenhos dos processos serão a base para o estabelecimento de programas de melhorias constantes, sejam estas graduais ou radicais;
- A adoção de uma abordagem de processo significa a adoção de uma orientação para o cliente do processo, seja ele interno ou externo. A organização funcional orienta os trabalhadores para o chefe e não para o cliente;
- Os processos possuem donos ou responsáveis claramente definidos, enquanto que na estrutura funcional sua ausência é a causa de muitos problemas de desempenho;
- A adoção de uma visão baseada no processo significa um empenho em melhorar o processo;
- Numa organização funcional, o intercâmbio entre funções é freqüentemente desordenado, enquanto que na estrutura por processo, o intercâmbio já é inerente;
- Na organização por processo, é evitada a sub-otimização de parte de um processo interfuncional.
As vantagens como se vê são muitas, e o desafio maior ainda,
um deles mas não menos importante e sim vital são os Recursos Humanos, as
mudanças vão desde a redistribuição das pessoas e outros recursos ao longo do
processo, quanto à nova forma de avaliar, remunerar e gerir os funcionários. A
função de gestor nunca esteve tão presente, mudando a ideia ultrapassa em que o
chefe era aquele que detinha o maior conhecimento técnico do assunto e dava
instruções de como proceder de maneira correta (supervisor).
Desafios, novidades, questionamentos, mudanças. É assim que
vemos a área de Recursos Humanos, quando adotado o modelo de processo. Nas organizações funcionais atuais temos
funções bem definidas, planos de carreira, um organograma "pregado"
na parede indicando a hierarquia da empresa, etc. Nas organizações funcionais a
estruturação do planos de carreira se torna mais fácil, no momento em que temos
mais subdivisões como por exemplo: analistas, supervisores, gerente, diretores.
Numa empresa organizada todas as funções são pré-determinadas, o desenho de um
plano de carreira e avaliação se torna muito mais fácil.
Em uma organização por processos tudo deve ser repensando.
Existem indagações que ainda não temos clareza, como: Como as pessoas trabalham
num processo? A quem se reportam (chefia)? Como se coordena o trabalho por
processo? Como avaliar a adequação e o desempenho das pessoas? Como estruturar
a carreira e o desenvolvimento dessas pessoas?
Como se vê o desafio está lançado, e as empresas que
conseguirem adaptar-se melhor a essas mudanças, aproveitando ao máximo o que
esse novo meio de organização, poderão ter um diferencial competitivo frente
aos seus concorrentes.
Fonte: Cola da Web
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