Certas dicas, quando seguidas, podem transformar qualquer um
em um bom negociante
Temendo uma rejeição, grande parte das pessoas evita
enfrentar as opiniões de superiores, colegas e até familiares. É, ninguém gosta
de ser rejeitado, e, consequentemente, devido ao medo de receber um “não”,
ninguém gosta de negociar.
A grande prova disso é que, segundo estudo do LinkedIn nos
EUA, quando se trata de negociação no local de trabalho, 42% dos profissionais
se sentem desconfortáveis – um quarto deles revelou que nunca chegou a negociou
no ambiente de trabalho.
O que poucos sabem é que ser um bom negociador traz
vantagens para diversas áreas da vida, não apenas para o lado profissional.
“Profissionais que não conseguem negociar prestam um
desserviço grave - financeiro e pessoal. Um simples exemplo pode ser o de
aumento de salário: aqueles que não o negociam podem deixar de ganhar muito
dinheiro – mesmo que seja um pequeno montante por mês. Porém, com o passar dos
anos, esse dinheiro poderá fazer falta nas economias da aposentadoria”, explica
Madalena Feliciano, Diretora do Instituto Profissional de Coaching.
A falta de negociação pode instaurar um problema mesmo em
casos que não envolvam assuntos financeiros. “As capacidades de negociação e
resolução de conflitos são características necessárias para aqueles que desejam
se tornar líderes em alguma fase da vida”, informa a consultora.
Quando ciente da importância da negociação, existem algumas
soluções práticas que podem ser seguidas para aqueles que desejam desenvolver
esse lado da personalidade:
Ser flexível - dessa forma é mais fácil de obter acordos que
sejam satisfatórios para todas as partes envolvidas;
Entender que “não” pode significar “ainda não” - aquele
momento pode não ter sido melhor, então o ideal é pedir uma segunda vez, em
circunstâncias diferentes. “Se você nunca ouviu um 'não', provavelmente, você
não pediu o suficiente", comenta Madalena Feliciano;
Fazer o dever de casa - elabore um plano para a sua
proposta, destacando as partes importantes. Também é importante, durante a
negociação, manter uma conversa, sem que ela acabe de forma abrupta.
Outras dicas importantes são estudar e entender as
circunstâncias que envolvem uma negociação; perguntar e escutar com atenção;
aprender a lidar com as emoções; manter um clima positivo e produtivo; utilizar
as suas características e diferenças ao seu favor; ser criativo e ter uma pauta
de trabalho já definida – ou, pelo menos, com as principais informações
detalhadas.
“Ter suas expectativas e objetivos definidos é um grande
passo. Pessoas que sofrem de baixas expectativas miram baixo e obtém pouco. O
ideal é ter uma proposta ambiciosa, possível de ser realizada, e que seja capaz
de motivar o profissional, e não simplesmente satisfazê-lo", elenca a
diretora.
Fonte: Administradores
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