CONCEITO DE SISTEMAS
É um conjunto integrado de partes íntima e dinamicamente
relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e destina em atingir um só
objetivo.
A organização visualiza como um sistema que é constituído de
subsistemas.
Os elementos fundamentais de sistema:
Entradas ou insumos (inputs): sistema importa e recebe
insumos do ambiente, como recursos, energia e informação.
Saídas ou resultados(outputs): as estradas são devidamente
processadas e transformadas em resultados exportadas de novo ao ambiente na
forma de produtos ou serviços...
Subsistemas: são partes do sistemas que processam toda
atividades e constituem o sistema. Os subsistemas são ligados integrados
através de uma rede de comunicações.
Retroação (feedeback): é o efeito de retorno da saída sobre
a entrada do sistema, no sentido regulá-la dentro de parâmetros.
Limites: a separação entre o que é organização e o que é
ambiente que a envolve externamente. As fronteiras representam a periferia da
organização que se relaciona com ambiente externo.
CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS
Sistemas fechados: são sistemas de intercâmbio com ambiente,
portanto, inteiramente programado e determinísticos. Na verdade não existe
sistemas totalmente fechados, mas sim sistema herméticos a qualquer influência
ambiental o funcionamento é perfeitamente previsível e programado.
Sistemas abertos: são sistemas que apresentam intensas
relações de intercâmbio com o ambiente. São inteiramente probabilítico e
totalmente flexíveis, pois não é possível mapear todas as suas entradas e
saídas.
Característica sistêmicas:
Totalidade ou globalismo: é um conjunto que prevalece sobre
a visão analítica. A totalidade ou globalismo significa todo é diferente da
soma de suas de suas partes. Então, o sistema deve ser visualizado como uma
entidade global, características peculiares e diferentes das características de
cada uma das partes.
Abordagem teleológicas: todo sistema tem um propósito. A
visão mostra que é a função e não a sua estrutura que faz o órgão ou sistema.
CONCEITO DE AMBIENTE
É tudo que envolve a empresa e é tudo o que está além das
fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa
competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas
governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro.
AMBIENTE GERAL ou MACROAMBIENTE
O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a
sociedade, as noções, organizações, empresas, comunidades etc. Todas as
organizações operam em um macroambiente, que é definido pelos elementos mais
gerais no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões
estratégicas. Os componentes são:
Ambiente cultural: representam a parte do ambiente geral que
contém os elementos relacionados com os valores culturais que prevalecem na
sociedade.
Ambiente Legal / Político: são as políticas do governo
americano que impõem limitações estratégicas e proveem oportunidades.
Economia: O ambiente internacional é um importante contribuinte
para outro componente crucial do macroambiente: a economia. O ambiente
econômico é composto de interconexões complexas entre a economias de diferentes
países.
O ambiente econômico afeta intensamente a habilidade de as
empresas operarem eficazmente e influencia suas escolhas estratégicas.
Tecnologia: é uma
aplicação sistemática de conhecimento científico a um novo produto, processo ou
serviço. A medida que a tecnologia avança, novos setores industriais, mercados
aparecem nichos competitivos.
Demografia: a demografia constitui-se de mensurações de
várias características de pessoas que compõem grupos ou outras unidades
sociais.
Ambientes Social e Natural: as tendências sociais implícitas
no modo como as pessoas pensam e agem têm implicações para a administração da
força de trabalho, as ações corporativas sociais e as decisões estratégicas
sobre os produtos e mercados.
AMBIENTE ESPECÍFICO
O ambiente específico ou microambiente se refere ao ambiente
mais próximo e imediato de cada organização. Cada organização funciona em um
ambiente competitivo mais próximo e imediato. O ambiente competitivo compreende
organizações específicas com as quais a organizações interage.
Concorrentes
É um dos componentes de ambiente competitivo, os
concorrentes dentro do setor devem lidar em primeiro lugar um com os outros. As
organizações competem pelos mesmos consumidores e tentam ganhar participação de
mercado.
Agências Reguladoras
Os novos entrantes em um setor competem com as empresas
estabelecidas. Muitos fatores dificultam a entrada de novas empresas em um
setor. Se houver poucas barreiras à entrada. Algumas principais barreira à
entrada são as políticas governamentais, as necessidades de capital, a
identificação de marcas, as desvantagens de custos e os canais de distribuição.
Fornecedores
As organizações devem adquirir recursos de seus ambientes e converter
esses recursos.
Uma empresa está em desvantagem se ela é demasiadamente
dependente de fornecedores poderosos. Poderosos constrói custos de mudanças (custo
fixos com que os compradores arcarão se quiserem mudar de fornecedores.)
Consumidores
São os consumidores compram os produtos ou serviços que as organizações
oferecem. Sem consumidores uma empresa não sobrevivem. Existem dois tipos de
consumidores: O consumidor final é aqueles que compram produtos em sua forma
final; e o consumidor intermediário que é aqueles consumidores que compram matérias-primas
ou produtos do atacado antes de vendê-las ao consumidor final.
Serviços ao consumidores é oferecer aos consumidores o que
eles que querem ou necessitam.
DINAMISMO DO AMBIENTE
O ambiente funciona como um campo dinâmico de forças que interagem
entre si provocando mudanças e influências positivas nas oportunidades que
sugerem e amortecer e absorver as influências negativas ou adaptar-se a elas. A
organização identifique e aprenda a comporta-se frente a uma multiplicidade de
forças ambientais diferentes, de modo a saber aproveitar o embalo das forças
favoráveis e a evitar o impacto das forças desfavoráveis para manter sua
sobrevivência e seu crescimento. O ambiente é uma fonte de recursos e
oportunidades de onde a organização extrai os insumos necessários ao seu
funcionamento e subsistência, mas é também uma fonte de restrição, limitações,
coações, problemas, ameaças e contigências para a sua sobrevivência.
Homogeneidade e Heterogeneidade ambiental
Quando uma organização tem, uma ponta, fornecedores
homogêneos, na outra o cliente homogêneos e, no mercado, concorrentes
homogêneos, dizemos que ela atua em um ambiente homogêneo. A homogeneidade
ocorre quando os elementos ambientais apresentam as mesmas características e
ações decorrentes de suas necessidades. Quando a organização tem, em uma ponta,
fornecedores diferenciados e heterogêneos. A heterogeneidade ocorre quando os
elementos ambientais apresentam diferentes características e ações decorrentes
de suas necessidades próprias.
Estabilidade e Instabilidade ambiental
Os elementos ambientais de uma organização - fornecedores,
clientes, concorrentes e agências reguladoras - são estáveis, conservadores,
previsíveis e pouco mutáveis em suas ações e decisões, dizemos que ela opera em
um ambiente estável, a organização mecanística ou burocrática é suficiente,
face à permanência e imutabilidade dos elementos ambientais. Quando os
elementos ambientais são instáveis, inovadoras, imprevisíveis e mudam constantemente
suas ações e decisões, dizemos que a organização atua em um ambiente instável,
a organização orgânica e adaptativa é a mais indicada, face à inovação e
mutualidade dos elementos ambientais.
RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE
Quais as razões que levam a Ter preocupação em seu ambiente?
Cria incerteza para a sua administração das organizações. Difícil é trabalhar
com incerteza e imprevisibilidade. Os eventos ambientais mudam rapidamente em
função das inúmeras variáveis, o administrador não consegue absorver e conhecer
todas elas e nem mesmo perceber quais serão suas tendências e resultados. Quando
os fatores ambientais são poucos é de baixo grau de incerteza, quando os
fatores ambientais mudam rapidamente, as organizações experimentam alto grau de
incerteza. Para lidar com a incerteza, as organizações procuram agir através de
duas formas de comportamento: adaptar-se ao ambiente ou influenciá-lo.
Adaptação Ambiental
Previsão e planejamento: A previsão de mudanças ambientais e
o planejamento organizacional são atividades típicas das grandes organizações.
Criam departamento de planejamento quando incerteza é elevada. Ë um esforço
para delinear tendências que permitam aos administradores predizerem eventos
futuros.
Estrutura flexível
Uma estrutura organizacional ágil e flexível pode funcionar
como um meio de responder eficazmente as rápidas mudanças externas. Estrutura
orgânica caracteriza a organização que tem fluxos de comunicação mais livre,
poucas regras e regulamentos, que encoraja o espírito de equipe entre os
empregados e que descentraliza. As organizações orgânicas criam muitas equipes
para lidar com a mudanças em matérias- primas, novos produtos, marketing, novos
processos, novas leis ou mudanças de hábitos de clientes. Estrutura mecanística
é o contrário é caracterizada pela rigidez das tarefas definidas, muitas regras
e regulamentos que impedem maior liberdade das pessoas, centralização das
decisões e pouco espírito de equipe. Ë ideal para ambientes estáveis e
previsíveis.
Papéis de fronteira
Os órgãos com papéis de fronteira ligam e coordenam a
organização com os elementos-chave do seu ambiente.
Fusões e empreendimentos conjuntos
Ocorre quando duas ou mais organizações decidem se tornar
uma só. A fusão também é um meio de reduzir a incerteza a respeito do ambiente
de negócios da organização.
Influenciação do Ambiente
Incerteza ambiental é passar por cima e tentar modificar
aqueles elementos ambientais que causam problemas.
Propaganda e Relações Públicas: A propaganda tem sido um
meio bem- sucedido para administrar a demanda de produtos ou serviços de uma
organização.
Atividade Política: A atividade representa uma ação organizacional
para influenciar a legislação e regulação do governo.
Associações de Organizações: Organizações se juntam a outras
com interesses similares para constituir associações de interesses próprios.
Visualizar as características ambientais no ambiente que
está o cliente, o fornecedor, o concorrente e todos os órgãos e entidades que
afetam direta ou indiretamente a organização. O desafio do administrador é
mapear, localizar, conhecer, interpretar todos esses segmentos importantes para
a organização. Precisa intuição antecipar segmentos se encaminhando. É prever o
rumo das tendências antes dos concorrentes.
Fonte: Cola da Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!