Não é fácil administrar seu próprio negócio: controlar a
produção e os resultados e ainda achar tempo para fazer com que a empresa
cresça
Entre as inúmeras dificuldades que os empreendedores se
deparam ao longo de sua carreira profissional, podemos dizer que o excesso de
trabalho e a falta de tempo para as questões pessoais estão entre as mais
comuns. Não é fácil administrar seu próprio negócio: controlar a produção e os
resultados e ainda achar tempo para fazer com que a empresa cresça – o que
exige a busca por parcerias estratégicas e investimentos em novas atividades.
Para realizar todas essas tarefas, o empreendedor precisa classificar
prioridades e planejar a melhor maneira de executá-las.
Primeiramente, são necessários tempo e espaço para
empreender e criar estratégias. Em seguida, ele precisa revisar seu plano de
finanças e marketing, pois sem isso o negócio se perde. Porém, não basta
investir apenas na parte financeira da empresa e esquecer os funcionários. Com
o crescimento da demanda de empregos, os profissionais passam a exigir mais do
local de trabalho. Eles não se satisfazem somente com o rendimento financeiro,
exigem também respeito, bom tratamento e um ambiente agradável.
Muitas empresas estão
investindo na qualidade de vida de seus funcionários e em um ambiente favorável
ao melhor desempenho e criação. Essa forma de investir é essencial, mas não é a
única. Diferenciar o que é importante e urgente também é vital para o resultado
dos negócios. As tarefas importantes têm prazos de execução, mas não chegam à
esfera da urgência, que abrange todas as atividades para as quais o tempo está
curto ou já se esgotou. Essas, por sua vez, são as exigências que chegam em
cima da hora, não podem ser previstas e geralmente causam pressão e estresse.
Profissionais focados em realizar as tarefas que são
importantes, trabalham, na maior parte do tempo, com mais motivação e trazem
bons resultados para a empresa. Nesse sentido, o papel do líder é fazer com que
sua equipe tenha foco no que é importante e evite os compromissos de última
hora. Eliminá-los totalmente não é possível, mas existem maneiras de contornar
essa situação.
Para começar a reverter esse cenário, sugiro que reúna sua
equipe e planeje as atividades futuras. Sente-se com seu time na sexta-feira e
faça uma reunião de 20 ou 30 minutos, no máximo, para prevenir as urgências e
problemas na semana seguinte. Analisem juntos o que pode acontecer de última
hora e as saídas a serem tomadas. Distribua as atividades e faça um
planejamento coletivo. Atendo a empresas em que o volume de urgências
inicialmente girava em torno de 60% ou 70% do tempo e com medidas simples de
planejamento como essa, a porcentagem caiu para 20% ou 30%. O líder corporativo
tem que trabalhar o negócio em todos os setores, é isso que o faz crescer junto
com sua empresa.
Fonte: Administradores
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