O que é ISO?
Seu objetivo é promover o desenvolvimento de normas, testes
e certificação, com o intuito de encorajar o comércio de bens e serviços. Esta
organização é formada por representantes de 91 países, cada um representado por
um organismo de normas, testes e certificação.
Por exemplo o American National Standards Institute (ANSI) é
o representante dos Estados Unidos na ISO. O ANSI é uma organização de normas
que apoia o desenvolvimento de normas consensuais nos Estados Unidos, no
entanto não desenvolve em escreve estas normas, mas providência estrutura e
mecanismos a fim de que grupos industriais ou de produtos se juntem para
estabelecer um consenso e desenvolver uma norma.
Normas da série ISO 9000
A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais sobre
o gerenciamento e a garantia da qualidade, que compreende a ISO 9000, ISO 9001,
ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004. A ISO 9000 serve de roteiro para implementar a
ISO 9001, ISO 9002 ou a ISO 9003. Estas três normas da qualidade podem ser
entendidas pela diferença entre suas abrangências. A mais abrangente, a ISO
9001, incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma da qualidade; a ISO
9002 possui 18 daqueles elementos e a ISO 9003 tem 12 elementos básicos.
A norma ISO 9001 é utilizada pelas companhias para controlar
seus sistemas de qualidade durante todo o ciclo de desenvolvimento dos
produtos, desde o projeto até o serviço. Ele inclui o elemento do projeto do
produto, que se torna mais crítico para os clientes que se apoiam em produtos
isentos de erros.
A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase
está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada
por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e
aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta.
Estas companhias focalizam seus esforços para a qualidade na conservação e no
melhoramento dos sistemas da qualidade existentes, em lugar de desenvolverem
sistemas da qualidade para um produto novo.
A norma ISO 9003 é dirigida para companhias nas quais
sistemas abrangentes da qualidade podem não ser importantes ou necessários,
como, por exemplo, as fornecedoras de mercadorias, nestes casos, a inspeção e o
ensaio final do produto seriam suficientes.
Avaliação de conformidade
As leis da Comunidade Européia, chamadas de diretrizes, estão
promovendo a necessidade de certificação dos sistemas de qualidade é de ensaios
do produto. Dependendo do produto, os europeus tem estabelecido meios
diferentes, denominados de módulos, para cumprir uma norma CE e para avaliar a
concordância com os padrões.
Exemplo de Manual da Qualidade
(Quality Manufacturibg - Empresa Fictícia)
Baseado nos 20 elementos da qualidade ISO 9001 - 1987.
Existe uma correspondência de um para um entre os sistemas da qualidade da ISO
9001 e as políticas deste exemplo de manual da qualidade.
Frequentemente, o manual da qualidade é o documento núcleo
necessário para a certificação. Os auditores do organismo de certificação
revisam-no para ter certeza de que todos os elementos dos sistemas da qualidade
da norma estão sendo tratados. Examinando o material que vem a seguir, você
poderá conseguir compreender os pontos críticos das normas.
Primeiro deveríamos rever vários pontos. A ISO 9001, que só
tem sete páginas, é a norma contratual da qualidade ISO 9000 mais abrangente. O
presente manual da qualidade é mais longo que a norma porque detalha
especificamente ações, mediante as quais a norma pode ser satisfeita. Em certos
sistemas da qualidade, o manual pormenorizado descreve ações coerentes com os
quesitos da ISO 9001, mas que vão além deles.
Se você estiver iniciando o processo de certificação pela
ISO, poderá usar este manual como núcleo do esboço de seu manual. Provavelmente
terá de adaptá-lo às necessidades específicas de seu processo e de seu produto.
Declaração da Missão da Companhia Quality Manufacturing
A companhia Quality Manufacturing (Q.M.) acredita nos
preceitos da Gestão da Qualidade Total como estão detalhados na ISO 9001 e os
segue. A prevenção e a melhoria contínua são os elementos fundamentais para
garantir e manter a completa satisfação do cliente. Cada empregado da Quality
Manufacturing é responsável por assegurar que os clientes externos e internos
sejam satisfeitos e seguirá os sistemas da qualidade e procedimentos
pormenorizados neste manual da qualidade.
A área da garantia da qualidade deverá responder pela
manutenção e atualização deste manual. O executivo de cada área é responsável
por garantir que sejam seguidos todos os sistemas e os procedimentos da
qualidade.
Fonte: Cola da Web
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ResponderExcluirCE Certification