Arquitetura de software, o ERP (Enterprise Resource Planning
ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) facilita o fluxo de informações
entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e
recursos humanos.
O ERP é um sistema amplo de soluções e informações. Um banco
de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto
integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um
simples ambiente computacional.
Idealmente, a vantagem de um sistema ERP é a habilidade de
necessitar a entrada de informações uma única vez. Por exemplo, um
representante de vendas grava um pedido de compra no sistema ERP da empresa.
Quando a fábrica começa a processar a ordem, o faturamento e a a expedição
podem checar o status da ordem de produção e estimar a data de embarque. O
estoque pode checar se a ordem pode ser suprida pelo saldo e podem então
notificar a produção com uma ordem que apenas complemente a quantidade de itens
requisitados. Uma vez expedida, a informação vai direto a relatório de vendas
para gerenciamento superior.
O ERP emprega a tecnologia cliente/servidor. Isto significa
que o usuário do sistema (cliente) roda uma aplicação (rotina de um módulo do
sistema) que acessa as informações de um sistema de gerenciamento de uma base
de dados única (servidor). Isto, ao contrário do antigo sistema de main-frame,
reflete o conceito de computação descentralizada.
O sistema opera então com uma base de dados comum, no
coração do sistema. O banco de dados interage com todos o aplicativos do
sistema, desta forma, elimina-se a redundância e redigitação de dados, o que
assegura a integridade das informações obtidas.
Cada sistema de ERP oferece um conjunto de módulos
(aplicativos) para aquisição. Estes são os pacotes funcionais, individualizados
para cada unidade de negócio dentro da organização (financeiro, engenharia,
PCP, administração de materiais, contabilidade, etc.).
Muitos sistemas ERP são comercializados em um pacote com os
módulos básicos para a gestão do negócio e então oferecem módulos adicionais
que podem ser adquiridos individualmente em função do interesse e estratégia da
empresa. Todos esses aplicativos são completamente integrados a fim de
propiciar consistência e visibilidade para todas as atividades inerentes ao
processo da organização. Entretanto, o sistema ERP requer do usuário o
cumprimento dos procedimentos e processos como descrito pelo aplicativo.
Os vendedores de ERP também oferecem aplicativos
especializados em gerir processos diferenciados de atividades específicas. Tais
módulos atendem a mercados verticais assim como repartições públicas, planos de
saúde, financeiras, etc. Por exemplo à empresa SAP, oferece um módulo
específico para o gerenciamento de planos de saúde e convênios, que apóiam
processos orientados ao paciente dentro do hospital. A tendência atual mostra
as vendas movendo-se mais ainda para áreas específicas assim como gerenciamento
do chão-de-fábrica, logística e automação de marketing direto.
O que se espera do ERP
As empresas em geral, possuem alta expectativa em relação a
um sistema ERP. Antecipa-se que o sistema impulsionara o desempenho das
atividades do sistema da noite para o dia. As companhias querem um pacote de
software entrelaçado que cubra todos os aspectos do negócio, o que é uma
percepção distorcida do ERP.
O que o ERP realmente faz
O ERP é a espinha dorsal do empreendimento. Permite que a
empresa padronize seu sistema de informações. Dependendo das aplicações, o ERP
pode gerenciar um conjunto de atividades que permitam o acompanhamento dos
níveis de fabricação em balanceamento com a carteira de pedidos ou previsão de
vendas. O resultado é uma organização com um fluxo de dados consistente que
flui entre as diferentes interfaces do negócio. Na essência, o ERP propicia a
informação correta, para a pessoa correta e no momento correto.
Benefícios do Sistema ERP
Tradicionalmente, as empresas proliferaram-se com a
utilização de sistemas incompatíveis, como CAD e sistemas MRP, os quais
armazenavam dados vitais, sem mecanismos de busca e acesso a tais dados ou
transferência entre sistemas.
Sistemas ERP funcionam com a utilização de uma base de dados
comum. Assim, decisões que envolvem análise de custos, por exemplo, podem ser
calculadas com o rateio de todos os custos na empresa com melhor performance do
que com o levantamento parcial em cada unidade. Além de evitar a conciliação
manual das informações obtidas entre as interfaces dos diferentes aplicativos.
Um sistema integrado oferece a possibilidade melhoria de relatórios, fidelidade
de dados, consistência e comparação de dados, devido à utilização de um
critério único em todas as atividades da empresa.
Impulsionado pelo processo de re-engenharia do negócio, a
implementação do ERP reduz redundância de atividades na organização. Com
departamentos utilizando aplicativos integrados e compartilhando a mesma base
de dados, não existe a necessidade de repetição de atividades tais como
reentrada de dados de um aplicativo para outro. Estatisticamente, em sistemas
não integrados, uma informação pode residir em até 6 diferentes lugares [John
H. Sheridan].
O sistema ERP identifica o tempo como uma variável crítica
de restrição, é a informação que norteia a tecnologia dos negócios e a
tecnologia da informação. A redução do tempo de ciclo é obtida via minimização
na obtenção e disseminação das informações.
Decisões ao longo dos processos da empresa também são
possíveis graças ao ERP. Isto resulta em economia de tempo, domínio sobre as
operações e também a eliminação daquelas supérfluas, as quais o cliente não
paga.
Elaine L. Appleton em seu livro "How to survive
ERP" cita o caso das indústrias PAR na cidade de Moline (Illinois) em em
um ano de implementação de ERP conseguiram reduzir o lead time com o cliente de
6 para 2 semanas, as entregas na data da programação aumentaram de 60% para
95%, os níveis de reserva de materiais e inventários caiu em quase 60% e a
tramitação dos documentos de uma ordem de produção no chão de fábrica caiu de
semanas para horas.
Reconhecendo as necessidades das empresas em reduzir o tempo
de resposta ao mercado de produtos e serviços, os sistemas ERP são
desenvolvidos para responder instantaneamente o surgimento de novas
necessidades não previstas. As operações podem facilmente mudar ou expandir sem
romper com as atividades em curso. Daí, o tempo para desdobrar e otimizar os processos
é severamente reduzido.
As empresas estão sempre buscando novos nichos de mercado.
Um negócio não envolverá necessariamente, sempre o mesmo produto. Internamente
teremos novas necessidades de processos, então devemos estar preparados para
tanto.
Um aspecto importante atualmente é o Bug do ano 2.000.
Devido a ser um sistema de última geração, a base de dados relacional dos
sistemas ERP suporta ano com 4 dígitos, o que não acontece em antigos sistemas
ainda remanescentes dos main-frames. Parece um fato de pouca importância, mas
muitas empresas terão surpresas desagradáveis com emissão de títulos, faturas,
boletos, etc. na virada do ano.
Outro detalhe importante é o surgimento de novas moedas,
assim como o Euro. Em um sistema ERP, a simples ação de converter a moeda na
base de dados atualizará todo o sistema e documentos derivados. O mesmo pode
significar uma atividade com semanas de duração em sistemas não integrados.
Muitos sistemas de ERP já possuem dualidade de moeda como
ferramenta inerente ao sistema, isto pode gerar uma transição confortável e
automática em uma situação de mudança de moeda. Quem administra o CPD de uma
grande corporação, sabe contabilizar as horas ou dias de desespero que poderão
ser evitados.
Como obter sucesso na implantação do ERP
Manter o programa de implantação de acordo com o cronograma
é freqüentemente muito difícil. Ninguém afirmaria que este é um processo
elementar. mas independentemente do sistema ou do projeto, existem alguns
pontos chave para o sucesso.
* Total comprometimento da alta direção no projeto: Sem
comprometimento de recursos (dinheiro, tempo, educação) da administração, o
projeto se estenderá por um grande tempo. O gerenciamento do projeto deve ser
visível a todos
* Intercomunicabilidade com o mundo exterior: Certifique-se
de que o desenvolvimento do projeto está prontamente disponível a todos os
colaboradores da organização. Envolva e mantenha envolvidos os futuros
usuários, o consultor não conhece as exceções, o usuário sim.
* Gerencie as expectativas: Dependendo do grau de evolução
da empresa, é até possível que o sistema ERP não tenha performance superior ao
sistema em uso. Lembre-se que outras vantagens do ERP são a habilidade de
integrar aplicativos, reduzir tempo de ciclos e reorganizar métodos, não apenas
funcionalidade.
* Não condicione o projeto a uma data específica: Libere o
sistema para uso apenas quando os usuários estiverem aptos. É comum que a
implementação absorva mais tempo que o estimado, inclusive pelas surpresas no
meio do percurso. Além disso, desfazer uma operação inadequada de um usuário
pode até ser uma atividade complexa do que reter o programa para uso por alguns
dias.
* Não altere o programa fonte: Utilize o programa da maneira
que foi concebido. se existirem funções inadequadas, estas devem ser resolvidas
pela softerhouse via novo release. O risco de alteração dos códigos fonte é um
risco muito alto e pode comprometer a imagem de um consultor.
* Um bom sistema não conserta dados errados: Lembre-se que o
sistema processa as informações que recebe, não existe mágica. O sistema será
tão preciso quanto forem às informações fornecidas. Ninguém pode sonegar
informações por julgar que competem apenas a seu departamento. A diretoria deve
decidir quem terá acesso a quais dados. Assim, a mentalidade das pessoas deve
mudar e surgirá uma nova mentalidade de trabalho onde o "todo" é a
soma de todos.
O futuro do ERP
Atualmente, o grande desafio entre as empresas é a expansão
do ERP, integrando-se com o chão-de-fábrica e mercado externo. Estas empresas
procuram na verdade estabelecer um elo de ligação entre clientes e
fornecedores, obtendo com isso um tempo de resposta menor ao mercado e uma
vantagem competitiva nos negócios. Os vendedores de ERP estão mudando o foco
que possuíam nas atividades internas da empresa e voltando as características
dos sistema ao gerenciamento das interfaces do negócio.
Outra mudança que também começa a ser percebida é o
interesse crescente no mercado de pequenas empresas. Isto é um processo lógico
quando considerado que as maiores organizações já implantaram ou já estão
implantados seus sistemas ERP. Também é obvio que o custo do desenvolvimento
destes pacotes já está amortizado, assim é possível que comece a ocorrer uma
queda significativa no valor de comercialização do ERP e assim uma maior
absorção por empresas de médio e pequeno porte.
Serviços
A presença empresarial na Web está deixando de ser
institucional e está passando a agregar serviços. Através destes serviços, as
empresas estão conseguindo melhorar o relacionamento com seus clientes,
agilizar seus processos internos, integrando suas informações e fazendo mais
negócios. Como exemplo, citamos algumas possibilidades de serviços já
existentes na Web.
E-commerce
Muitas pessoas associam o termo e-commerce às lojas
virtuais, tão comuns na Internet. O e-commerce é uma nova forma de
relacionamento entre Business Partners, independente de ser pessoa física ou
jurídica. Os serviços mais freqüentes neste segmento são:
Online store
É a iniciativa e-commerce mais comum atualmente. O Business
to Consumer é hoje um dos segmentos que mais cresce na Internet. Vender através
da rede significa, para alguns segmentos de mercado, manter-se vivo no negócio
ou perder para a concorrência. Existem previsões de todos os tamanhos e gostos,
mas existe um fator em comum a todas elas, que é o forte crescimento de volume
de negócios para os próximos dois anos.
E-banking
O e-banking é a evolução do home banking, que exigia
programas locais nos computadores que o acessavam. Apresenta uma variedade de
funções financeiras, operadas diretamente pelo internauta. A presença maciça
dos bancos na Internet demonstra que os riscos com segurança dos sistemas
abertos estão, no mínimo, controlados.
Electronic purchasing and catalog
Este serviço tem ganhado muitos adeptos e força pela
agilidade que agrega e também pela sua economia. Através da Web, empresas estão
se relacionando com empresas fazendo o Business to Business (B2B) e integrando
suas cadeias produtivas de forma automática. Quando a cadeia produtiva da
empresa "A" percebe que vai faltar determinado material, o sistema
imediatamente prepara, via Web, uma solicitação de compra, via catálogo
eletrônico ou não, para a empresa "B", que toma conhecimento deste pedido
já na sua cadeia de produção e faz a programação de entrega. Este evento gera
um retorno automático de informação com a previsão de entrega, que passa a ser
monitorado pela empresa "A" até seu efetivo recebimento.
WebEDI
O EDI é hoje uma das mais eficazes ferramentas de
relacionamento eletrônico entre empresas. Porém, os custos envolvidos impedem
parte do mercado se relacionar nesta modalidade. De olho neste mercado, algumas
empresas desenvolvedoras tradicionais de ferramentas para EDI estão criando Web
sites de relacionamento entre empresas, com toda a tecnologia EDI, porém com os
custos de comunicação de Web. Isso possibilita a empresas de qualquer tamanho
se relacionarem através do padrão EDI, com segurança, utilizando os WebEDI
sites de relacionamento.
Atendimento a clientes
A expressão "Sua excelência o cliente" nunca foi
tão evidenciada quanto na Internet. Tudo gira em torno do usuário da Web, desde
ações que o ajudem a navegar melhor até atos para ganhar sua simpatia. Este
segmento tem ganhado muita força, principalmente pela alta disponibilidade da
Web, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. Alguns exemplos de
serviços:
FAQ
O FAQ tem crescido em volume e sofisticação nos Web sites
que fazem algum tipo de atendimento. É muito útil para resolver aquelas dúvidas
primárias, sem necessitar do atendimento telefônico, que funciona em horário
comercial. Qualquer dúvida esclarecida pelo FAQ motiva o cliente a retornar ao
site outras vezes.
News
Manter o cliente atualizado sobre a empresa e seus produtos
e serviços é fundamental para manter a fidelidade. O serviço de notícias é um
forte aliado nesta linha, pois permite a renovação periódica de informações no
site, mantendo-o vivo.
Acompanhamento, status de pedido, ocorrências
Este é um serviço que traz informação diretamente do sistema
ERP para o cliente. Tem sido um grande fator de aumento de satisfação do
cliente poder acompanhar um pedido, uma compra ou o andamento de uma solução
para um determinado problema.
Suporte online
Um problema constante para usuários de tecnologia são as
dificuldades de uso e/ou os problemas que surgem. Um serviço que está ganhando
força é o suporte online, que começa com um FAQ inteligente e pode até cair num
chat com um especialista. Em alguns sites, pode-se abrir chamados online, com
protocolo e possibilidade de fazer acompanhamento.
Call Center
Algumas empresas têm estendido seus Call Centers até a Web,
oferecendo os serviços básicos que o Call Center tradicional atende, sem a
barreira de horário ou de telefone ocupado. Este serviço, se implantado
diretamente no ERP, pode disparar ações diretamente, agilizando o processo de
atendimento ao cliente, bem como representando um fator de racionalização.
Muitas companhias estão implementando intranets para
compartilhar informações de forma mais eficiente. Têm seus web sites fornecendo
informações atualizadas sobre as direções da empresa, produtos e novidades,
atingindo clientes potenciais, clientes existentes, parceiros e investidores.
Outras empresas transformam seus web sites em extranets de
relacionamento, onde fornecedores e parceiros acessam informações
privilegiadas, pertinentes ao relacionamento. Algumas outras criaram sites de
comércio, com muita diversidade de sofisticação, permitindo compras online.
Como resultado, muitas empresas já estão utilizando a
tecnologia Web para encadear seus processos de negócios e expandir informações
para empregados, clientes e fornecedores.
Conclusão
Um sistema de informações deve ser criado para descrever um
processo genérico aos quais um determinado negócio deve se adaptar ou deve ser
criado para descrever um processo específico de uma empresa? Este é um assunto
que acalora o debate de um sistema de gestão empresarial.
O Sistema Integrado de Gestão Empresarial - ERP responde
esta questão. Economizar dinheiro, aumentar a eficiência e continuar
competitivo. Os vendedores afirma que as operações da empresa devem estar em
conformidade com os processos e procedimentos prescritos nos módulos, mas estão
eles certos?
Inúmeras empresas que implementaram o ERP forma capazes de
economizar milhões em redução de custos de produtos e processos, downsizing,
aumento de eficiência e redução de tempo de ciclo. Contudo, suponha que você
seja a segunda maior empresa de um determinado segmento. Como você se
diferenciaria do lider de mercado seu concorrente se ambos utilizam o mesmo
sistema ERP?
Independente do sistema que usa, uma grande empresa possui
necessariamente uma identidade, uma personalidade própria. É claro que o ERP
deve ser aplicado, mas devemos lembrar que o cachorro é quem balança a cauda e
não o oposto. O sucesso de uma empresa, além de toda sua competitividade, vem
também de sua personalidade, de sua maneira de participar do mercado. O sistema
existe para incrementar a empresa e a razão de ser do negócio jamais será
satisfazer os requisitos de um sistema.
Sem dúvida, a integração da empresa é a arma que garantirá
sua sobrevivência, mas não necessariamente o que a fará a vencedora. A
competição entre as empresas que desenvolvem o ERP com certeza tratará deste
assunto, oferecendo maneiras individualizadas de manter a personalidade e
pessoalidade do negócio. A total integração também é um assunto teórico pois,
por maiores que sejam os esforços neste sentido, é bem remota a possibilidade
de que um sistema consiga suprir em 100% as necessidades de uma empresa. Ainda
mais nesses tempos de rápidas mudanças onde até as necessidades mudam.
Fonte: Cola da Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!