Os riscos são eventos ou condição incerta que, se ocorrem, têm um efeito positivo ou negativo no projeto. Ou seja, oportunidades e ameaças.
Sabemos que todo e qualquer projeto tem um risco.
Tradicionalmente, os riscos são tratados como algo que pode trazer perdas e danos ao projeto. Como também podem ser oportunidades de ganhos.
Deve ser identificado como risco tudo que possa acontecer interna ou externamente ao projeto e que possa trazer alguma consequência para ele. Nessa fase, apenas nos limitamos a enumerá-los e a relacionar as causas e os efeitos para o projeto.
Identificação dos riscos do projeto
Verificar eventos que podem influenciar no andamento do projeto;
• Verificar gatilhos: são sinais de advertência que indicam que um risco está para ocorrer;
• Toda a equipe deve participar.
Planejamento de Riscos
• Identificação do risco (nome e descrição);
• Avaliação do risco (impacto e probabilidade);
• Estratégias e ações para normalizar o impacto e/ou a probabilidade.
A etapa final do processo de identificação dos riscos consiste na elaboração de uma lista dos riscos que, presumidamente, podem afetar os objetivos do projeto.
Atenção!
Nessa fase, estimamos a probabilidade de cada risco ocorrer e o quantificamos quanto ao impacto no projeto. Uma ponderação entre probabilidades e impactos resulta na classificação dos riscos, de acordo com o grau de ameaça.
• Desenvolvimento de respostas aos riscos
Nem todos os riscos exigem grandes preocupações da equipe. Alguns podem ser ignorados, enquanto outros podem exigir muita atenção, monitoramento e tratamento especial. Para cada risco, devemos escolher uma estratégia ou ação mais adequada, conforme as seguintes opções:
1 - Evitar: Consiste em concentrar esforços para impedir que o risco se concretize. Essa estratégia somente se aplica aos riscos para os quais efetivamente exista alguma forma de evitar que aconteçam.
2 - Mitigar: Consiste em tomar precauções e atitudes para reduzir o risco ao mínimo possível. Aplica-se somente aos riscos para os quais não existe uma forma viável para evitá-los.
3 - Aceitar: Consiste em nada fazer para evitar o risco, por impossibilidade, por falta de interesse, pelo seu baixo impacto ou por estar fora de alcance.
Além da identificação, quantificação e qualificação dos riscos, devemos detalhar as respostas previstas e reunir todas essas informações em um documento denominado "Plano de Gerenciamento dos Riscos".
Análise dos riscos
• Verificar probabilidade de ocorrência e impacto de cada risco.
• Classificar os riscos mais prováveis e/ou mais impactantes para priorizar o tratamento.
Fatores de risco para um projeto
• Estruturação do projeto (levantamento de necessidades).
• Tecnologia estruturada.
• Comprometimento da alta administração (cliente e executor).
• Interfaces com outros projetos.
• Disponibilidade de recursos.
O planejamento do projeto não é algo para ser feito somente uma vez no começo do projeto. Observar o progresso de sua equipe e atualizar adequadamente o plano do projeto deve ser uma tarefa constante do Gerente ou Gestor do Projeto.
Fonte: Portal da Educação
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