sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Espaço do Administrador - Riscos do Projeto




Os riscos são eventos ou condição incerta que, se ocorrem, têm um efeito positivo ou negativo no projeto. Ou seja, oportunidades e ameaças. 

Sabemos que todo e qualquer projeto tem um risco.

Tradicionalmente, os riscos são tratados como algo que pode trazer perdas e danos ao projeto. Como também podem ser oportunidades de ganhos.

Deve ser identificado como risco tudo que possa acontecer interna ou externamente ao projeto e que possa trazer alguma consequência para ele. Nessa fase, apenas nos limitamos a enumerá-los e a relacionar as causas e os efeitos para o projeto.


Identificação dos riscos do projeto 

Verificar eventos que podem influenciar no andamento do projeto; 

Verificar gatilhos: são sinais de advertência que indicam que um risco está para ocorrer;

Toda a equipe deve participar. 


Planejamento de Riscos 

Identificação do risco (nome e descrição); 

Avaliação do risco (impacto e probabilidade); 

Estratégias e ações para normalizar o impacto e/ou a probabilidade. 

A etapa final do processo de identificação dos riscos consiste na elaboração de uma lista dos riscos que, presumidamente, podem afetar os objetivos do projeto.


Atenção! 

Nessa fase, estimamos a probabilidade de cada risco ocorrer e o quantificamos quanto ao impacto no projeto. Uma ponderação entre probabilidades e impactos resulta na classificação dos riscos, de acordo com o grau de ameaça.

Desenvolvimento de respostas aos riscos 

Nem todos os riscos exigem grandes preocupações da equipe. Alguns podem ser ignorados, enquanto outros podem exigir muita atenção, monitoramento e tratamento especial. Para cada risco, devemos escolher uma estratégia ou ação mais adequada, conforme as seguintes opções:

1 - Evitar: Consiste em concentrar esforços para impedir que o risco se concretize. Essa estratégia somente se aplica aos riscos para os quais efetivamente exista alguma forma de evitar que aconteçam.

2 - Mitigar: Consiste em tomar precauções e atitudes para reduzir o risco ao mínimo possível. Aplica-se somente aos riscos para os quais não existe uma forma viável para evitá-los.

3 - Aceitar: Consiste em nada fazer para evitar o risco, por impossibilidade, por falta de interesse, pelo seu baixo impacto ou por estar fora de alcance.

Além da identificação, quantificação e qualificação dos riscos, devemos detalhar as respostas previstas e reunir todas essas informações em um documento denominado "Plano de Gerenciamento dos Riscos".


Análise dos riscos

Verificar probabilidade de ocorrência e impacto de cada risco. 

Classificar os riscos mais prováveis e/ou mais impactantes para priorizar o tratamento. 

Fatores de risco para um projeto

Estruturação do projeto (levantamento de necessidades). 

Tecnologia estruturada. 

Comprometimento da alta administração (cliente e executor). 

Interfaces com outros projetos. 

Disponibilidade de recursos. 

O planejamento do projeto não é algo para ser feito somente uma vez no começo do projeto. Observar o progresso de sua equipe e atualizar adequadamente o plano do projeto deve ser uma tarefa constante do Gerente ou Gestor do Projeto.



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