terça-feira, 10 de novembro de 2015

Espaço do Administrador - Gerenciamento do Tempo de Projetos




A etapa seguinte no processo de planejamento operacional de um projeto consiste em associar períodos, datas e prazos às atividades. São as decisões que estabelecem quando as atividades acontecem. Esse é o processo de programação, que significa planejar, associando o tempo ao trabalho. Estamos falando do Gerenciamento do Tempo. Mas se ele é tão importante, como podemos conceituá-lo?

O Gerenciamento do Tempo é o processo que objetiva garantir que o Projeto seja completado no tempo previsto.

Os principais processos desta gestão são: Definições, Sequenciamento, Estimativa de Recurso, Estimativa de Duração das Atividades, Desenvolvimento e Controle do Cronograma destas Atividades.

O processo de sequenciamento das atividades permite identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades.

O fundamental para o Gestor do Projeto é ponderar quanto a real necessidade do estabelecimento de vínculo de dependência entre as atividades, pois elas devem ser sequenciadas de modo a elaborar um cronograma realista e viável, sem amarrações desnecessárias, que aumentarão a duração do projeto como um todo.


Dependências entre atividades

• Atividades podem ser predecessoras ou sucessoras.

• As dependências podem ser do tipo padrão ou parcial.


Dependências parciais

• Atividades podem ocorrer ao mesmo tempo.

• A referencia pode ser o início ou o fim de outra atividade.

Definições das Atividades: identificação das atividades específicas do cronograma que necessitam ser executadas para produzir os diversos tangíveis do projeto.

Sequenciamento das Atividades: identificação e documentação das dependências entre as atividades do cronograma. 

Estimativa de Recursos de Atividade: estimativa do tipo e das quantidades dos recursos requeridos para executar cada atividade do cronograma. Exemplo: se você estiver construindo sua casa e quiser estimar o tempo necessário para concretar a laje de sua casa, precisaria decidir quais recursos terá disponíveis. Você utilizará uma empresa especializada com caminhão betoneira ou os pedreiros da obra farão o serviço, utilizando um carrinho de mão e preparando eles mesmos a receita do concreto?

Estimativa de Duração de Atividade: estimativa do período que será necessário para a conclusão individual de cada atividade do cronograma. 

Desenvolvimento do Cronograma: análise da sequência das atividades, suas dependências, duração e recursos requeridos para criar o cronograma. 

Controle do Cronograma: controle das alterações efetuadas no cronograma.

Para melhor visualizar seu projeto quanto à administração e gestão do tempo, existem técnicas de programação e representação gráfica para definir o tempo de cada atividade e como elas se relacionam.

Dentre elas, destacamos:

Diagramas de Redes:

As redes de programação são gráficos que representam não apenas a distribuição das atividades no tempo, mas também sua interdependência e, automaticamente, suas relações de precedência.

Para desenhar uma rede, começa-se com uma lista das atividades específicas, que contribuem para a realização de uma tarefa maior ou do objetivo principal. Em seguida, definem-se as relações de dependência entre essas atividades, por meio de duas perguntas básicas:

Para que a atividade n possa acontecer, quais outras devem ter sido realizadas? As respostas a essa pergunta identificam as atividades das quais a atividade n depende.

Uma vez que a atividade n tenha sido realizada, quais outras devem ocorrer em seguida? As respostas a essa pergunta identificam as atividades que dependem da atividade n.

Cada atividade tem um tempo de duração. Como as atividades são paralelas, há vários caminhos ou sequências que vão do início ao fim da rede. O caminho mais longo é a sequência de atividades que consomem mais tempo. Esse é o caminho crítico, cuja extensão determina a duração total da rede.


Tipos de Atividades

Atividades com folga: podem ser atrasadas sem afetar muito o prazo final. 

Atividades Críticas: o atraso da atividade implica em atraso igual no final. 


Estimativas de Tempo 

Atividades governadas pelo esforço. 

Resulta do Investimento de honorário/hora, equipamentos ou dinheiro. 

Atividades governadas pela duração. 

O tempo é fixo, não importa o esforço.


Dica:

Em qualquer projeto, você deve identificar esses caminhos críticos, para que não haja comprometimento do seu projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!