segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Espaço do Administrador - Execução de Projeto




Agora vamos para a fase de execução do projeto. Portanto, convido você a ficar atento (a), para colher bons resultados.

A fase de execução consiste em colocar em prática todas as tarefas planejadas, nas condições de qualidade, custos, prazos e de forma a alcançar os objetivos das partes interessadas. Essa fase caracteriza-se por um intenso trabalho em equipe, sob a coordenação geral de uma pessoa responsável pelo projeto.

Fase de Controle 

Controle 

Compara o efetivo feito e o planejado. 

Mantém os trabalhos no rumo dos objetivos, dentro dos prazos e custos. 

A fase de controle segue os passos da execução, podendo dar origem a diversos retoques e ajustes no planejamento inicial, mantendo-se, porém, o escopo do projeto.

O principal ingrediente do processo de controle ou monitoramento é a obtenção de informações sobre as três variáveis do projeto.

1 – Escopo do projeto e do produto: especificações a serem atingidas pelo produto principal e produtos ou resultados associados.


Controle do Escopo 

Verificação do impacto nos custos, prazos e alocação de recursos; 

Formalização da mudança após replanejamento; 

Lições Aprendidas.


Mudanças ocorrem por: 

Evento externo; 

Erro no planejamento; 

Ocorrência de um assunto de risco. 

2 – Tempo: duração prevista do projeto, datas previstas para o início e conclusão de fases, datas previstas para a entrega de produtos.


Controle do cronograma

Verificação de andamento do projeto;

Medição da perfomance;

Atualizações do cronograma;

Ações corretivas;

Lições aprendidas.


3 – Custo: custos previstos, cronograma de desembolsos previstos, cronograma previsto de liberação de recursos.

Controle dos custos

Revisões das estimativas de custos;

Estimativas para conclusão;

Ações corretivas;

Lições aprendidas.


Quando o projeto depender de fornecimentos, deve-se manter um registro das entregas que devem ser feitas: natureza dos produtos e serviços contratados, quantidade encomendada, data e local de entrega. Com esse registro, o Gerente e a equipe podem fazer o controle e garantir a continuidade do “programa” de trabalho do projeto.


Outras dicas:

Visitar instalações. Significa inspecionar os locais onde o projeto está sendo realizado. Sempre que o projeto envolver obras, aquisições e montagens de equipamentos, a visita pode mostrar o andamento das atividades, possibilitando tomar medidas imediatas de controle.

Medições são importantes, quando o projeto envolve produtos ou serviços que foram planejados com especificações numéricas. Mesmo os sistemas de garantia da qualidade mais apurados não oferecem segurança total, tornando imperativo o controle físico da qualidade.

A equipe do projeto deve sempre estar preparada para as possibilidades de mudança, embora seja impossível prever mudanças específicas. É importante pensar nas implicações: alterações de escopo implicam alterações no custo e no prazo, e vice-versa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!