domingo, 22 de novembro de 2015

Espaço do Administrador - Gerenciamento de projetos




O Gerenciamento de Projetos inclui: Planejamento, organização, supervisão e controle de todos os aspectos do projeto, em um processo contínuo, para alcançar seus objetivos. O Gerenciamento de Projetos enfatiza a aplicação de: conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas.


O Gerenciamento Envolve

Planejamento

Definição e previsão de requisitos, cronograma, recursos, esforço e custos. 

Organograma do projeto e alocação da equipe.

Infraestrutura necessária (ambiente, treinamentos e etc.). 

Estrutura de comunicação. 

Problemas (levantar riscos).

Problemas e conflitos (tomar ações corretivas). 


Monitoria e controle

Acompanhar, avaliar, monitorar, resolver. 

Realização das atividades (progresso do projeto).

Riscos e custos.

Qualidade dos artefatos.

Motivação e coesão da equipe. 

Problemas e conflitos (tomar ações corretivas).


O Gerenciamento de qualquer projeto é importante, pois, segundo estatísticas, 28% dos projetos elaborados são abortados; 46% extrapolam prazos/recursos e, apenas 26% são bem-sucedidos. Portanto, não adianta fazer apenas o projeto. É preciso gerenciá-lo de forma eficaz. Aí está nossa primeira dica para o sucesso de qualquer projeto: Gerenciamento. 

Para ilustrar as estatísticas apresentadas, vamos relatar um caso real e conhecido. 


Caso Eurotunnel

Quando finalmente o Projeto Eurotunnel entrou em construção, muitos comemoraram, pois, após décadas de concepção técnica e política, tudo que era ficção começou a virar realidade. Mas poucos sabiam que, durante as comemorações do lançamento de sua construção, o projeto estava mais de um ano atrasado, com orçamento batendo à casa dos US$15 bilhões, o que significava quase o dobro do previsto inicialmente.

Somente para ilustrar os problemas ocorridos na sua construção, citamos um deles. A escavação. Segundo relatos, a máquina utilizada para escavar o túnel, com um sofisticado controle computadorizado, foi projetada para trabalhar em solos macios. Num determinado momento do trajeto, o solo encontrado, mais duro, gerou infiltração de água no sistema eletrônico. Dois problemas surgiram, um no manuseio da máquina e, outro, no encaixe dos segmentos de concreto pré-moldados. Para resolver isso, foi necessário injetar uma massa especial solidificadora não prevista no escopo do projeto. 

O Eurotunnel hoje liga a França à Grã-Bretanha, e foi considerado o maior projeto do século passado. 

Você percebe que, mesmo nos grandes projetos, há falhas e imprevistos no planejamento e no gerenciamento. Portanto, o que estamos repassando para você irá minimizar em muito os problemas decorrentes da elaboração e do gerenciamento de projetos.

Descreveremos a seguir os passos para um bom gerenciamento de projeto. Vamos a eles.

Os passos no processo de gerenciamento de um projeto são simples. Executá-los é que pode não ser. Vamos observar quais são esses passos.

1- Desenvolva as opões de soluções.


2- Planeje o Projeto

- O que deve ser feito?

- Quem vai fazê-lo?

- Como será feito?


3- Execute o Projeto


4- Acompanhe e Controle o Progresso

- Estamos dentro das metas?

- Se não, o que deve ser feito?


5- Conclua o projeto

- O que foi bem?

- O que deve ser melhorado?


Não vamos detalhar neste momento esses passos. No decorrer de nosso estudo, vamos trabalhar cada um deles.

Imagine como é frustrante tanto para o funcionário quanto para o gestor passar vários meses trabalhando em projetos diferentes e, ao final do ano, não ver nenhum concluído. Ou pior: não saber nem em que ponto eles pararam de existir!

O fato, bastante comum, ocorre geralmente pela forma como o projeto é conduzido. Mais que planejamento, é preciso acompanhamento; caso contrário, valerá uma frase bastante popular: "Os projetos não são concluídos, são abandonados". 

Você se lembra de algum? Acredito que sim. 

Por esse motivo, achamos importante, antes de iniciarmos a elaboração de nosso projeto, mostrar que tudo poderá ir por água abaixo se não houver gerenciamento e acompanhamento. Nossa segunda dica: Acompanhamento. 

Para facilitar o gerenciamento e a implementação de qualquer projeto, vamos dividi-lo em nove áreas do conhecimento, que descreveremos a seguir:

Integração

Escopo

RH

Tempo

Qualidade

Comunicação

Aquisição

Risco

Custo


Gerenciamento da Integração

Descreve os processos e as atividades que integram dos diversos elementos dos projetos.


Gerenciamento do Escopo

Descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso.


Gerenciamento do Tempo

Descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto.


Gerenciamento dos Custos

Descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos, com o intuito que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.


Gerenciamento da Qualidade

Descreve os processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.


Gerenciamento de Recursos Humanos

Descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.


Gerenciamento das Comunicações

Descrevem os processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto, de forma oportuna e adequada.


Gerenciamento dos Riscos

Descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto.


Gerenciamento dos Suprimentos

Descreve os processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!