quarta-feira, 18 de março de 2015

Storytelling: como usá-lo a favor de uma marca?

Resgatar a essência da marca e contar histórias verdadeiras pode gerar engajamento com o consumidor e estimular o reconhecimento da empresa




O perfil do consumidor mudou. Os clientes não buscam apenas informações sobre o produto, mas sim da marca como um todo. Antes de comprar, eles levam em conta o processo de produção, os valores e a filosofia da marca. Por conta disso, as empresas tem procurado contar histórias que criem engajamento e as diferenciem dos concorrentes – técnica conhecida como storytelling.

De acordo com especialistas da Weme, empresa de consultoria estratégica para Gestão de marcas e comunicação, a personalidade de uma marca é criada a partir da sua história, e por isso para criar um storytelling verdadeiro é preciso compreender profundamente a marca, o negócio, os desafios, sua essência e principalmente pessoas, desde os colaboradores da empresa até seu público alvo.

Na busca por reconhecimento, algumas marcas acabam utilizando em sua comunicação histórias fantasiosas ou até mesmo irreais, o que pode manchar sua reputação perante o público. Para uma comunicação assertiva é preciso lidar com a realidade da empresa.

Marcas são para pessoas. "Relações transparentes e um real diálogo com o consumidor é o caminho para construir e gerir as marcas do futuro", esclarece a Weme.



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