segunda-feira, 16 de março de 2015

Espaço do Administrador > Pensadores da Administração Moderna - 6º Daniel Goleman

Daniel Goleman é o sexto na lista de 50 Pensadores da Administração Moderna, logo abaixo um pouco de sua trajetória (a qual é bem vaga, em sites de pesquisas é possível ver suas entrevistas sobre seu modo de pensar e sobre seus livros).




7 - Daniel Goleman - (7 de março de 1946) ph.D., psicólogo formado pela Universidade de Harvard. Durante doze anos escreveu para o New York Times, sendo indicado duas vezes ao Prêmio Pulitzer. Foi cofundador de um grupo colaborativo que tem como missão ajudar as escolas a implementar aulas de inteligência emocional. Também é codiretor de um grupo que recomenda práticas de desenvolvimento de habilidade de inteligência emocional e promove pesquisas rigorosas sobre a contribuição da inteligência emocional ao desempenho no ambiente de trabalho. 

Ele é filho de um casal de professores universitários de Stockton, Califórnia, onde o seu pai ensinava literatura mundial no San Joaquin Delta College, enquanto sua mãe ensinava no departamento social, que é agora a University of the Pacific. Goleman recebeu o seu doutoramento em Harvard, onde também dava aulas

Daniel Goleman se tornou um dos mais respeitados autores de autoajuda do mundo quando lançou, em meados dos anos 1990, o best-seller Inteligência emocional. Num tempo em que os testes de Q.I. eram moda, o livro afirmava que a capacidade de lidar bem com os sentimentos pode ser mais importante do que a inteligência. Depois de escrever outros livros em que expande e renova o conceito de inteligência emocional, Goleman volta a fazer sucesso nas prateleiras com Foco, em que defende a importância da concentração num mundo distraído.

Alguns livros de Daniel Goleman

  • A mente meditativa
  • Inteligência emocional
  • Inteligência social 
  • Vital lies, simple truth: the psychology of self deception
  • A arte da meditação
  • Inteligência ecológica, 
  • Foco.



“Para o cérebro, simular um movimento é o mesmo que executá-lo, exceto pelo fato de a execução real ser bloqueada, de alguma forma.”  
―Daniel Goleman


Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 16 de março 2015.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!