quinta-feira, 5 de março de 2015

Ferramentas para a qualidade: BPM

O conceito de BPM surgiu de forma independente nos Estados Unidos por volta de 2001 e é um conceito de abordagem sistemática para tornar o fluxo de trabalho de uma organização mais eficiente, eficaz e capaz de se adaptar a um ambiente de mudança constante




Já pensou em ter clareza na direção estratégica da sua empresa, alinhamento dos recursos, e o aumento da disciplina nas operações diárias utilizando apenas um recurso? Esse é o papel do BPM, sigla em inglês para Business Process Management, que, em sua tradução é o Gerenciamento de Processos de Negócios.

O conceito de BPM surgiu de forma independente nos Estados Unidos por volta de 2001 e é um conceito de abordagem sistemática para tornar o fluxo de trabalho de uma organização mais eficiente, eficaz e capaz de se adaptar a um ambiente de mudança constante. O BPM se baseia no fato de que se deve dar uma visão de processos da empresa, sendo um conjunto de práticas e soluções que visam a existência de mais transparência, controle e integração em todos os processos.

Compreendendo os principais processos de negócios que sua empresa usa para atender as necessidades dos clientes, então, a diferença entre as expectativas desses clientes e a capacidade de sua empresa atender a elas começa a emergir.

Os vários sentidos de BPM

Muitas vezes as pessoas se confundem com tantas variações de explicações para o que é, afinal, o Business Process Management. O BPM é referido como um conceito, como uma ferramenta de tecnologia, como um processo e também como uma disciplina de gestão. Entende-se, então, que o termo BPM é adaptável às situações sem perder seu objetivo de gerenciamento de processos de negócio.

Seu sentido diverge de acordo com quem o usa. Os profissionais de gestão, consultores e acadêmicos, por exemplo, normalmente discutem BPM como uma disciplina de gestão em sua própria definição, enquanto as empresas de softwares e outros profissionais ligados à tecnologia da informação se referem ao termo BPM como forma de descrever os atributos de sua tecnologia particular.

BPM pode descrever:

  • Um processo de gestão de seus negócios
  • A disciplina de gestão
  • Uma tecnologia ou um conjunto de tecnologias
  • Um quadro do desenvolvimento das aplicações


BPM e a Tecnologia da Informação

O BPM está completamente ligado à tecnologia da informação, porque vêm da TI as ferramentas que auxiliam na gestão dos negócios. Esses softwares permitem uma visualizar os processos do negócio e o modelo de negócios, além de permitir simular, automatizar, controlar e medir os processos de negócios. E mais: eles fornecem feedbacks e relatórios sobre o desempenho de todos os processos.

Como aplicar o BPM na sua empresa

Identifique os objetivos e as condições reais da sua empresa para dissecar todos os processos. Foque em um tema por vez, priorizando os itens que forem dar maior resultado. Somente avance para o seguinte, depois que o processo se tornar rotina, afinal, de nada adiantará um processo escrito se ninguém o seguir. Por último, continuamente observe os resultados e efetue melhorias.



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