sábado, 7 de março de 2015

5 passos para criar um produto matador

Esses 5 pontos estão dentro de um processo cíclico, ou iterativo incremental, mas estão longe de ser uma regra definitiva




Sabe aquela ideia que há um tempo te persegue, mas que você ainda não conseguiu estruturá-la em um produto que minimamente para em pé?

Pois bem, vou dar um empurrãozinho listando abaixo 5 passos que muitas empresas e principalmente startups têm utilizado para criar produtos que entreguem valor ao usuário/consumidor.

1. Desconstrua!

Ou melhor, gere ideias com técnicas de desconstrução. Reúna pessoas em uma sala e ponha sua ideia para “apanhar”. Essa é a hora que vale tudo: Divergir, sair da zona de conforto, ser disruptivo, arriscar, quebrar paradigmas, se divertir, viajar na maionese, criar, mudar, alterar a rota,etc;

Nesse momento você pode organizar workshops com técnicas como brainstorms ou inceptions. Essas ferramentas são usadas para que uma grande quantidade de funcionalidades e características dos produtos nasçam e se conectem com a ideia principal. Neste momento do processo temos muitos palpites, suposições, grandes ideias; o backlog fica imenso, mas muito da sua ideia inicial será “limada” quando chegamos no momento de definirmos um MVP (Minimum Viable Product) ou Mínimo Produto Viável que deverá ser entregue para o usuário/consumidor. Falaremos disso a seguir.

2. Modele a ideia

Nosso amigo Guilherme Massa, já falou nesse blog de técnicas e ferramentas para se colocar ideias no papel, como por exemplo BMC (Business Model Canvas),Product in a Box, Design Thinking, Prototipagem, entre outras. Mas, é importante lembrarmos que uma ideia não colocada (registrada) em algum lugar e com o mínimo de estrutura pode passar desapercebida, além de ser muito mais difícil de vendê-la aos outros.

3. Teste sua ideia

Algumas das grandes ideias/modelos de negócio, como Dropbox® e Skype® passaram por teste de usuários sem que um desenvolvedor tivesse desenvolvido uma linha de código. Para isso, testaram o modelo com usuários utilizando protótipos que ajudavam a refinar a ideia e chegar em um estado mínimo de aceitação antes de iniciar o desenvolvimento. Ou seja, gastaram pouco, antes de arriscar algo que poderia não ter aceitação de mercado. Mas lembre-se, testar sua ideia não é simplesmente perguntar a alguém da sua família o que ela acha sobre o produto. Você tem que criar hipóteses, entender quem é seu público alvo e ir até a rua atrás dele. Ferramentas como o BMC (Business Model Canvas) e Lean Startup facilitam a criação e teste destas hipóteses.

4. Defina um MVP

A metodologia de Lean Startup trata a definição do produto mínimo viável (MVP, do Inglês Minimum Viable Product) como um dos marcos importantes no ciclo de vida de um empreendimento. Se fossemos quebrar estas três letras e resumí-las para que qualquer um possa entender:

Minimum: o menor tamanho possível, que possa ser entregue no menor tempo possível. Lembrando que pode ser qualquer coisa que valide a hipótese, não necessariamente parte do produto final.

Viable: gerar uma proposta de valor, do inglês value proposition, importante o suficiente para que seu principal cliente adote esse produto, se possível gerando receita.

Product: funcionalidades encaixadas em uma entrega que se assemelhe a um produto coeso e útil.

5. Desenvolva o MVP, Meça e Aprenda.

Em outras palavras, é hora de arregaçar a manga e criar seu MVP, coloca-lo na rua, medir os resultados e entender o que funcionou e o que não funcionou. Criar seu produto mínimo pode ser colocar um pedaço do seu site no ar, lançar seu aplicativo com poucas funcionalidades, abrir sua loja, ou simplesmente realizar um evento. O importante aqui é você ter clareza de que aspectos quer medir e o que você vai aprender com isso.

Agora, volte para o primeiro passo!

Esses 5 passos estão dentro de um processo cíclico, ou iterativo incremental, se preferir.

Não tive a pretensão de criar aqui uma abordagem definitiva e com rigor metodológico. O objetivo desse post é atiçar sua curiosidade sobre alguns temas relevantes, propondo uma pequena referência de como podemos colocar uma ideia em prática utilizando conceitos e técnicas atuais.

Divirta-se e bom produto pra você!



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