terça-feira, 10 de março de 2015

Espaço do Administrador > Pensadores da Administração Moderna - 2º Seth Godin

Seth Godin é o segundo na lista de 50 Pensadores da Administração Moderna, logo abaixo um pouco de sua trajetória.




2. Seth Godin - (10 de Julho de 1960) é um empresário americano de origem judaica, de pós-graduação em Ciência da Computação e Filosofia na Universidade de Tufts, em 1982, obteve seu mestrado em Administração de Empresas em Marketing pela Stanford Business School. Ele é considerado um dos teóricos de marketing mais importantes do século.

A partir de 1983-1986, atuou como chefe da marca Spinnaker Software, trabalhando com esses escritores ilustres como Arthur C. Clarke e Michael Crichton.

Em 1995, ele fundou Yoyodyne Entretenimento, especializada em marketing interativo. Em 1998, é a empresa foi adquirida pelo Yahoo. Nesse mesmo ano, Seth Godin recebeu o Prêmio Momentum em reconhecimento de suas realizações de destaque na indústria da Internet. Ele é especialista em marketing e autor de vários best-sellers e criador de conceitos como marketing de permissão e marketing viral. É hoje considerado como um dos maiores visionários do mercado.


Os livros que ele escreveu sobre o assunto são:
  • The Big Red Fez (O Grande Vermelho Fez); 
  • eMarketing;
  • Permission Marketing (A Permissão do Marketing);
  • Survival is not Enough (A Sobrevivência Não é o Bastante);
  • Unleashing the ideavirus – Detailing the idea of viral marketing (Desencadeando o Ideavirus – Detalhamento a Ideia de Marketing Viral); 
  • Purple Cow (Vaca Roxa);
  • Free Prize Inside (Prêmio Dentro Gratuito);
  • All Marketers are liars (Todos os Comerciantes são Mentirosos);
  • The Big Moo (O Grande Mugido);
  • Small is the new big (O Pequeno é o Novo Grande);
  • The Dip (O Dip).
Traduções conforme descrito no Google Tradutor

A ideologia de Godin combina três elementos. Primeiro, o fim da indústria da televisão, o que significa que os marqueteiros não mais tem o poder de comandar a atenção do público-alvo quando quiserem. Segundo, em um mercado em que consumidores têm mais poder, os marqueteiros deveriam ter respeito; o que significa parar com spam, parar com a manipulação e ter em mente que manter as promessas é essencial.

Finalmente, Godin diz que a única forma de espalhar uma ideia é fazendo que a ideia conquiste o buzz, sendo memorável. Godin chama quem espalha essas ideias de "contaminadores" e a ideia em si de "IdeaViruses" (vírus-ideias). Ele chama um produto ou serviço memorável de "vaca roxa".

Trechos de obras 

A autorização de comercialização

De acordo com Godin, como o mercado publicitário está saturado, torna-se mais difícil de captar a atenção do consumidor. A ironia é que alguns comerciantes têm respondido a esse problema aumentando ainda mais publicidade não solicitada.

Seth Godin argumenta neste livro para o marketing personalizado, o que ele chama de " marketing de permissão "ao contrário de" marketing de interrupção ", em que os consumidores recebem a publicidade desde que tenham dado o seu consentimento prévio.

A autorização de comercialização termo pode ser interpretado como uma mera tarefa de rotina em que o comerciante pede permissão consumidor concorda e, em seguida, foi "bombardeado" com mensagens comerciais. Godin, em contrapartida, propõe um marketing relevante quando se trata não é interrompido por consumidor e espera-se (as pessoas querem ouvir), pessoais (mensagens estão diretamente relacionados com o cliente individual), e (o marketing está relacionado a algo o que realmente interessa a perspectiva). A comercialização da licença envolve uma relação de longo prazo e não uma estratégia de marketing de curto prazo.

A vaca roxa

Neste livro Seth Godin ele usa a analogia de uma vaca roxa para convencer comerciantes de empresas de que seus produtos têm de se diferenciar da concorrência. Como uma vaca roxa é algo que atrai a atenção, forçando-nos a ficar de pé, olhar e até mesmo maravilha, produtos as empresas devem parar de ser "perfeito" para tornar-se diferente e transformadores.

Este livro se conecta com seu trabalho anterior Livrando o ideavirus (2002). Para Godin, inovadores ou early adopters pode ser o primeiro a comprar determinados produtos, mas se eles não são também transmissores, não disseminar a mensagem e não se tornem uma ideavirus.  Através de sedução por trás da mensagem e do método de Purple Cow poderia criar um Marketing  viral. Apesar do sucesso de vendas deste livro, a principal crítica negativa que recebeu foi o arredondamento com que Godin diz que a publicidade de massa não é mais eficaz, fato negado por vários estudos sobre publicidade televisiva.

Você é essencial?

A premissa básica deste livro é que o crescimento do emprego e os salários estão estagnados devido ao aumento da concorrência entre as empresas e o uso intensivo de tecnologia. Isso produz que os empregadores têm maior poder de barganha na contratação e os trabalhadores estão expostos a uma maior insegurança no trabalho.

Diante de um futuro assustador, Godin proposto através de um modelo baseado em sete habilidades que o trabalhador reforçar a sua marca pessoal e se tornar eixos indispensáveis dentro de suas organizações.

Tribes

Os grupos são organizados em tribos, quando eles têm um interesse comum, um líder e uma maneira de se comunicar. De acordo com Godin, o sentimento de pertença é um dos mecanismos de enfrentamento mais poderosas que caracterizam os seres humanos. Portanto, as empresas que são capazes de canalizar o entusiasmo dos movimentos  de massa vai alcançar o sucesso no mercado. Com a ascensão da Internet eliminou limitações geográficas e tribos e comunidades multiplicaram. O problema é a falta de líderes. Neste livro, Godin propõe um novo tipo de liderança que acredita que os fãs animado e acabar com o status quonas organizações.

Será que todos os anúncios publicitários são mentirosos?

A narrativa tem existido em todas as culturas humanas, desde o início dos tempos. Essas histórias sempre serviram para transmitir valores e ajudando as pessoas a compreender o mundo em que viviam e eles próprios. Não importa que o fundo daquelas histórias eram verdadeiras, ou diretamente inventou uma mentira; serviu a um propósito.

De acordo com Godin, a comercialização atual não é muito diferente para a narrativa de histórias ancestrais. Assim, os comerciantes que dominam esta arte são bem sucedidos no mercado, porque suas histórias são completamente verdadeiras ou parcialmente falsa, são mais bem compreendidas pelos consumidores frios fatos ou dados que descrevem as características dos produtos ou serviços. Neste livro, Seth Godin fornece um método em cinco passos para se tornar um bom contador de histórias e ter sucesso.

" Se você tem um livro para escrever, escreva. Se você quer gravar um albúm, grave. Não há necessidade de esperar que alguém num cubículo a quilômetros de você decida se você tem mérito." 
-Seth Godin

Reportagem de Carina Silva, Momento do Administrador, 10 de março 2015.






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