sexta-feira, 27 de março de 2015

Como lidar com as gafes nas redes sociais

Em tempos de smartphone é fácil trocar contatos e mandar mensagens erradas, por exemplo; é preciso ser atencioso




Os smartphones possibilitam uma integração da vida pessoal com a profissional nunca antes vista. Hoje temos em um só aparelho o e-mail pessoal e o profissional; a comunicação com clientes, colegas de trabalho, superiores, amigos, cônjuges e familiares é feita por WhatsApp, no bate-papo do Facebook, por Skype em um único canal, sem distinção de contatos pessoais e profissionais. Como seres humanos somos passíveis de erros e, neste ambiente novo, as saias justas também são novas e mais frequentes.

Confira algumas das mais comuns e dicas de como lidar com elas, segundo Villela da Mata, presidente da SBCoaching:

- Enviar um e-mail para o cliente e, em vez de usar o e-mail profissional, selecionar o pessoal, cujo endereço é um apelido como, por exemplo: danizinha.87@xxxx.com ou japinhaloukinha@xxxx.com.

- Enviar recados carinhosos como “Já estou no aeroporto e chegando para você, amor” para mulher ou marido e trocar o destinatário por um fornecedor ou chefe.

- Usar o celular para ligar para um contato profissional e não se identificar adequadamente com nome, sobrenome e empresa para qual trabalha. Esta informalidade pode deixar a pessoa do outro lado constrangida por não reconhecer quem você é.

- Utilizar aparelhos celulares de terceiros para agradecer alguém por um favor simples pode causar muitas confusões. Imagine trocar mensagens usando o Whats app de seu irmão com uma colega de trabalho e a mulher dele ver o histórico desta conversa carinhosa? É uma situação que acaba gerando um mal-entendido, que pode resultar em ciúmes e, até mesmo, em uma discussão entre o casal.

- No Whats App existe a possibilidade de enviar mensagens para o celular de uma pessoa que não tem você como contato. Logo, a pessoa que recebe a mensagem não sabe quem enviou. Se você começar uma conversa sem se identificar, isso pode gerar muitos desentendimentos.

- O e-mail é um meio de comunicação que não permite identificar o tom da voz ou as expressões faciais. Por isso, seja claro, direto e conciso. E a regra de ouro: deixe assuntos importantes e/ou delicados para se discutir pessoalmente.

- Ao telefone, preste atenção ao identificador de chamadas: não saia falando sobre qualquer assunto sem ter certeza de quem está do outro lado da linha. Certifique-se que desligou realmente o celular antes de fazer comentários sobre a conversa.

- Em contatos vinculados aos smartphones, a pressa e o imediatismo são os piores inimigos: não responda e-mails ou conversas no Whats App ao dirigir, andar ou comer.

- Evite agir por impulso e postar fotos de uma festa publicamente no Facebook sem saber se todos foram convidados.

Villela da Mata dá alguns conselhos gerais para evitar as gafes ou lidar bem com elas, caso aconteçam. “O que nos leva a cometer atos que nos embaraçam são características pessoais. Existem dois tipos de perfis psicológicos que determinam quem irá cometer mais erros e quem será mais comedido: as pessoas que planejam e as que não planejam”, explica. As que planejam são mais racionais, analisam os fatos, possuem objetivos para seu futuro e estão de olho no caminho para conquistar o que querem. Já as que não possuem o hábito de planejamento em suas vidas estão mais propensas a cometer erros e gafes para conquistar seus objetivos porque não pensam tanto nas consequências de seus atos. São pessoas que desabafam mais com amigos e falam sem pensar.

“Para evitar gafes no meio virtual, seja mais analítico, tenha calma, leia duas vezes antes de mandar uma mensagem, cheque os destinatários, sempre se identifique (seu nome e de onde você é) e verifique as consequências negativas que sua mensagem pode causar”, alerta Villela da Matta. “E se algo der errado, admita o erro e peça desculpas. Comportamentos gerados sem maldade são mais fáceis de serem perdoados”, finaliza o especialista.


Fonte: Administradores


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