segunda-feira, 23 de março de 2015

Saiba as diferenças entre Marketing Multinível e Pirâmide

O Marketing Pirâmide é ilegal em diversos países, inclusive no Brasil




Muito se fala a respeito dos perigos do Marketing Pirâmide, ilegal e proibido em vários países, inclusive no Brasil. Para evitar cair no conto do dinheiro fácil, Gabriel Rossi, especialista em marketing, explica como é possível diferencier esse tipo de negócio do chamado Marketing Multinível, que tem finalidade legal. 

O Marketing Multinível é um sistema de venda direta de produtos e serviços caracterizado pela formação de uma rede de contatos. Ao contrário do “esquema pirâmide”, em que os lucros são obtidos apenas pela contratação de associados, o Marketing Multinível tem produtos e serviços verdadeiros - portanto, há lucro.

Segundo Rossi, “muitas empresas sérias atuam no modelo de Marketing Multinível. Entretanto, existe também uma enorme gama de propostas em que o sistema não gera interesse suficiente de compradores e, com isso, novos interessados em participar irão gastar dinheiro com mensalidades, compras de kits etc”.

O especialista esclarece que, em geral, as empresas que realmente oferecem uma oportunidade crível nada cobram de imediato. No máximo, descontam algum valor do primeiro pagamento. “Se exigem, por exemplo, a compra de um guia, um kit ou algum outro utensílio, é preciso desconfiar. Afinal, pode-se estar diante de uma atividade que busca apenas obter alguns reais do consumidor”, diz Rossi.

A oferta do dinheiro fácil mediante uma estrutura de negócio que leva à pirâmide ainda atrai muita gente. Afinal a internet exibe inúmeras novas promessas de negócios desse tipo bastante chamativas. “Fundamentalmente, um negócio sério, do ponto de vista de marketing, é caracterizado por sua habilidade de cumprir o que promete. Podemos afirmar que quando não há lacuna entre percepção e realidade, o negócio é íntegro e autêntico”, explica o especialista. 

É preciso, portanto, resistir à sedução de propostas que anunciam ganho rápido e fácil. “Não deve-se acreditar na ideia de ficar sentado de chinelos na piscina, ocasionalmente utilizando o computador enquanto o dinheiro entra na conta. Isso é até possível, porém fruto de anos de trabalho. Vale prezar pela sobriedade do que é oferecido e pela validação de pessoas que já experimentaram o oferecido”, finaliza.

Abaixo, estão alguns procedimentos valiosos para um bom negócio no Marketing Multinível:

- Saiba quais são os objetivos da empresa. Qual o produto? É sustentável?

- O negócio é formal, com CNPJ?

- Exija saber com quem você está lidando. Quem são os responsáveis pelo negócio?

- Quais os custos adicionais?

- Eu domino o produto ou serviço que irei oferecer?

- Há demanda suficiente para cobrir os custos?

- Tenho um plausível entendimento de como computadores e a internet funcionam?

- Quais as condições para a devolução? Antes de pagar por qualquer coisa, pergunte a política estabelecida pela empresa em caso de insatisfação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!