sábado, 21 de março de 2015

Seja mais produtivo em 4 passos

Muita gente que me conhece sabe que em meados de março de 2014 fundei minha primeira startup chamada Bome (que hoje não faço mais parte da operação) que é um programa de fidelidade diferente do que conhecemos hoje, mas não estou aqui para falar sobre ela




Durante esse período de aceleração digamos que eu mudei da agua pro vinho, não chega a ser tanto pois sempre estamos em constante mudança e ainda tenho muito o que aprender, mas foi a “trancos e barrancos” e muita “bronca” que eu mudei um pouco e hoje me sinto uma pessoa melhor, era tanta bronca rsrs, era de mentor, amigos, de pessoas de outras empresas, e eu preciso agradecer por isso principalmente a algumas pessoas que vou citar depois. Pois é, digamos que eu fui um pouco indisciplinado, mas hoje vou passar para vocês o que aprendi com essas broncas.

No meu último artigo chamado 7 Lições de vida que você deve aprender com Stephen Hawking eu falei um pouco sobre a vida desse gênio e hoje vou falar “4” (número relacionado ao trabalho organizado e a disciplina) passos para você se tornar mais produtivo.

1º Esqueça redes sociais

Essa não é uma grande novidade, as redes sociais são ótimas para conhecer novas pessoas, conversar sobre negócios e afins, mas, ela é um central de distração e isso pode atrapalhar a sua produtividade se você assim como eu antigamente for indisciplinado.

Uma ótima dica que dou é para quem usas o navegadores Google Chrome ou Firefox, é baixar uma extensão que faz o seu feed de notícias do Facebook simplesmente desaparecer, você pode baixar nesses dois links.


2º Administre bem o seu tempo

Durante o período de aceleração acho que isso era uma das coisas que mais me cobravam, se organizar e administrar melhor meu tempo, por diversas vezes perdia tempo conversando coisas desnecessárias e ficava perdido nas minhas tarefas do dia a dia, mas um dia a gente tem que aprender, e hoje só converso algo fora do meu contexto da atividade que estou fazendo depois que termino a mesma.

A dica que dou para quem quer se organizar melhor é usar aplicativos que você possa organizar suas tarefas, compromissos e afins, hoje eu uso.

Trello – Para organizar tarefas da empresa e organizar setores
Any.do – Para tarefas pessoais e pequenas coisas
Keep da Google – Para lembretes
Google agenda – Para organizar os meus compromissos durante o dia

Uso essas ferramentas sempre e tenho certeza que ajudará você também a ter uma organização melhor.

3º Faça aquilo que for mais importante primeiro

Uma das coisas mais importantes que aprendi durante o período de aceleração foi que um empreendedor é aquele que mostra resultado e resultado quer dizer sucesso. Para obter resultado você deve seguir plenamente a sua estratégia quando estiver abrindo uma empresa, ou até mesmo na sua vida pessoal, faça tarefas que serão importantes e que trarão algo a logo prazo, por diversas vezes eu pedia meu tempo fazendo coisas que não importavam e achava que que estava fazendo coisas importantes, mas isso não trazia resultado algum, então, leve seu esforço para tarefas que trarão resultados.

Uma boa dica que dou é pegar um caderno e escrever suas tarefas ou coisas da empresa e organizá-las por ordem de prioridade com isso fica mais fácil o entendimento e a organização, geralmente uso o trello para fazer isso.

4º Foco na atividade

Você já aprendeu a não usar redes sociais durante o trabalho, se organizar e ter resultado, agora é hora de saber como realizar determinada tarefa com agilidade e foco. Durante o período de aceleração observei a vida dos programadores e sempre estão eles inseridos na “Matrix” é assim que eles chamam quando se estão programando, pelo menos os que conheci. E aprendi com eles uma técnica bastante usada por diversas pessoas que se chama técnica de pomodoro.

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de 'pomodoros'.

O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e busca fornecer uma resposta eficaz a um estado provocador de ansiedade chamado de temporal "becoming" nos trabalhos de Henri Bergson e Eugene Minkowski.

Embora a técnica Pomodoro seja extremamente simples e fácil, ela não deve ser usada simplesmente como um processo de acelerar o desenvolvimento da tarefa, mas sim como uma unidade de esforço temporal além do poder que ela tem de focar na tarefa, evitando distrações. Portanto, além de você descobrir ao longo do tempo quais são as atividades em que você seja menos produtivo, você poderá tentar se desenvolver melhor nesses seus pontos mais fracos. São somente cinco os passos básicos para implementar essa técnica

  1. Escolher a tarefa a ser executada
  2. Ajustar o pomodoro (alarme) para 25 minutos
  3. Trabalhar na tarefa até que o alarme toque; registrar com um "x"
  4. Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)
  5. A cada quatro "pomodoros" fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos)


Fonte: Wikipédia

Existem diversos aplicativos para android, IOS e Windows phone que você pode baixar em seu celular para usar essa técnica assim como existe para pc e extensões para navegadores.

É isso, chegamos ao fim de mais um artigo, espero que todos gostem, e não esqueçam de aplicar essas lições. Como mencionado acima quero agradecer tudo que aprendi durante esse período de aceleração a grandes pessoas que são elas.

Mentores da 85 Labs, Milton Sousa, Igor Ary, Leo Lacerda e Lucas Cavalcante, obrigado por me mostrarem que é possível ser um “puta empreendedor. Carmelo Queiroz (CEO da Logovia) que me deu um grande puxão de orelha. E Lucas Almeida por ter participado comigo dessa aceleração, avante bome.
E a todos os meus amigos que eu fiz durante o período de aceleração, vocês são o futuro do nosso estado.

Gostou do conteúdo? tem alguma coisa para comentar ou acrescentar? estou pronto para receber feedbacks negativos e positivos. E não esqueça de comentar, sua opinião é bastante importante para mim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!